O País – A verdade como notícia

Enxurradas voltam a criar danos avultados em KwaZulu-Natal    

Foto: rfi

Três corpos foram recuperados e centenas de pessoas foram evacuadas após fortes chuvas que causaram, mais uma vez, inundações em KwaZulu-Natal.

Três corpos terão sido encontrados perto de um rio na área de KwaSeme, e, imediatamente, encaminhados à morgue de Phoenix. Quem o disse é o chefe de Gestão de Desastres do Município de eThekwini, Vincent Ngubane, citado pela News 24.

“O que descobrimos é que dois desses corpos tinham ferimentos à bala. Alega-se que as pessoas tenham sido mortas noutro local e despejadas junto ao rio. Ainda estamos à espera de o Serviço de Polícia de SA confirmar isso”, disse Ngubane.

O edil Mxolisi Kaunda disse que o Município de eThekwini não recebeu um relatório abrangente sobre o impacto das últimas chuvas fortes, mas “os relatórios vêm num quadro preocupante”.

As equipas de Gestão de Desastres e os funcionários dos serviços de emergência permanecem em alerta máximo, e um aviso de nível 10 do Serviço Meteorológico da África do Sul (SAWS) permanece em vigor.

Kaunda disse que, até agora, o maior impacto era esperado ao longo da costa e nordeste da província.

À medida que o número de chamadas no centro de controlo aumentou, o departamento apelou para que a Força de Defesa Nacional da África do Sul fosse enviada às partes do norte de Durban para uma resposta urgente.

Segundo o edil, 250 pessoas foram evacuadas em Tongaat e, em King Cetshwayo, danos graves foram relatados numa casa que desabou devido às fortes chuvas e ventos.

O distrito de Ilembe foi fortemente afectado, com várias famílias desabrigadas e infra-estrutura da rede viária comprometida. Kaunda afirmou que várias estradas em toda a província foram temporariamente fechadas devido a inundações.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos