O País – A verdade como notícia

Énia Lipanga realiza Sarau Cultural inclusivo na Fundação Leite Couto

O evento está marcado para quinta-feira. Quando forem 18 horas, a escritora e poetisa Énia Lipanga vai realizar, na Fundação Fernando Leite Couto, cidade de Maputo, a quarta edição do Sarau Cultural Incluarte.

A edição desta semana, segundo a Tindziva, irá contar com a participação de artistas e activistas sociais, como Abdil Juma, Negro, Sizaquel Matlombe, Rafael Bata, Beatriz Majope e Mirrely Timbane.

O Incluarte de Énia Lipanga é um movimento de activistas que, através de recital de poesia, teatro e música, pretende consciencializar os promotores de eventos sobre a necessidade de inclusão em eventos públicos e espectáculos, destacando a importância do braille e das línguas de sinais na construção de uma sociedade cada vez mais para todos.

A ideia desta representação artística, avança a Tindziva, surge em Junho do ano passado, num contexto em que as pessoas com deficiência têm enfrentado diversos desafios para aceder aos recintos de espectáculos e compreender as mensagens por detrás das manifestações artísticas. Este ano, pela segunda vez, o sarau coincide com a celebração do Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência (PcD), a 3 de Dezembro, por isso, para além das apresentações em palco, o público que acorrer à Fundação Fernando Leite Couto terá a oportunidade de adquirir a colectânea de poesia, intitulada Sonolência e alguns rabiscos, em tinta e braille, da autoria de Énia Lipanga, lançado no dia 4 de Janeiro.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos