O País – A verdade como notícia

Enfermeiros reformados reúnem-se em Gala na Matola

Cerca de 100 enfermeiros reformados provenientes da Cidade e Província de Maputo vão reunir-se numa gala para celebrar a sua contribuição para o desenvolvimento da profissão no país.

A reportagem do Jornal “O País” conversou com Julieta Dimande e Inácia Manuel que são duas enfermeiras já reformadas, que contam com mais de 40 anos no exercício da careira de enfermagem. As duas enferemeiras estão a frente duma iniciativa que visa juntar pela primeira vez os antigos colegas para confraternizar e reflectir em torno da nobre profissão, a enfermagem. 

Segundo as nossas entrevistadas “o objectivo é reencontro dos enfermeiros reformados que por motivos socioculturais e profissionais separaram-se por muito tempo. Também para além de reencontro deste grande grupo de enfermeiros reformados, vai ser um momento de reflexão, um momento de aprendizagem, porque durante o convívio haverá troca de impressões”.

Entretanto o encontro não será abrangente devido à limitações de vária ordem. Mesmo assim aquelas duas profissionais com décadas de experiência no sistema nacional de saúde tem o entendimento de que a classe evoluiu nos últimos tempos, “a enfermagem, atingiu os níveis actuais graças a contribuição destes enfermeiros reformados, hoje na enfermagem temos diferentes níveis de profissionais, temos enfermeiros licenciados e doutorados e eles contribuíram muito para que isso acontecesse”.

A primeira gala dos enfermeiros reformados vai decorrer na Matola no próximo sábado.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos