O País – A verdade como notícia

Eneas Comiche promete rigor para melhorar vida dos munícipes

Éneas Comiche reassume edilidade de Maputo e promete rigor para melhorar vida dos munícipes.

“Vamos criar uma linha verde para denúncia de casos de corrupção e tomar medidas contundentes contra os prevaricadores”. Esta foi uma das principais frases fortes de Éneas da Conceição Comiche no dia em que, dez anos depois, voltou a tomar posse como Presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Maputo.  

A cerimónia de empossamento teve lugar na Praça da Independência e contou com a presença representantes do Governo, sociedade civil, corpo diplomático, membros do antigo executivo municipal e munícipes.

Economista, com passagens pelos cargos de Governador do Banco de Moçambique e Ministro das Finanças, tem 80 anos de idade e já conhece a casa. Em 2008, depois de cumpriu um mandato passou as pastas para David Simango, de quem ontem, uma década depois recebe-as de volta.

O novo edil, eleito no escrutínio de 10 de Outubro passado pela lista da Frelimo com 56 por cento de votos foi empossado pelo novo Presidente da Assembleia Autárquica, de quem recebeu as insígnias da cidade capital, com destaque para a chave da cidade e as bandeiras da autarquia.

Na hora da intervenção garantiu muito rigor na governação, tudo para melhorar as condições de vida dos munícipes. “Tudo faremos para melhorar as condições de vida nos bairros, abrindo mais acessos, expandido a iluminação pública e a rede de abastecimento de água e organizando a prática do comércio informal”, disse.

Aliás, tal como foi fazendo ao longo da campanha eleitoral, ontem voltou a falar das suas prioridades, clarificando as ações em cada área de actividade. Para responder ao drama do transporte público, uma das principais preocupações dos munícipes, Comiche diz que vai implementar o “Programa Tsutsuma Maputo”, cujo objectivo é melhorar o sistema de Transportes, Mobilidade e Acessibilidade, através da implementação do sistema de Transporte Rápido de Autocarros, de um sistema ferroviário de transporte de passageiros (Metro), do sistema intermodal na área metropolitana de Maputo, da consolidação do funcionamento do Metro-Bus na área do Grande Maputo, incluindo a criação de estações destinadas a facilitar as transferências das vias férreas às rodoviárias.

Na hora do adeus, o edil cessante, David Simango diz que sai com missão cumprida. “Queremos agradecer a todo o elenco que compôs o executivo do Conselho Municipal durante os últimos 10 anos assim como todos os funcionários dessa casa. Desejamos muito sucesso ao novo edil”, disse Simango.

Ainda ontem, um a um tomaram posse os 64 membros da Assembleia Autárquica, composta pela Frelimo, com maioria de 37 lugares, não precisando de coligação com a oposição para fazer passar os seus projectos.

A Renamo que não fazia parte da última assembleia regressa com 24 mandatos e o Movimento Democrático de Moçambique viu seus mandatos reduzirem para três. Samuel Modumele, antigo chefe da Bancada da Frelimo na Assembleia Municipal foi eleito novo Presidente deste órgão e Despedida Bento, antiga vereadora do distrito municipal KaMavota, sobe agora para vice-Presidente da Assembleia Autárquica.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos