O País – A verdade como notícia

Empresários fecham 1º trimestre menos confiantes

O Indicador do Clima Económico (ICE) indica que a confiança dos homens de negócios abrandou no primeiro trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, com os meses de Fevereiro e Março, a serem os mais influentes.

A conjuntura desfavorável da economia no período em análise deveu-se, à avaliação pouco abonatória da confiança nos sectores da produção industrial, de alojamento, restauração e similares, de transportes e armazenagem e de comércio, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta performance, suplantou, assim, as avaliações positivas das actividades de construção e dos outros serviços não financeiros.

A confiança no indicador de emprego registou uma queda ligeira nos primeiros três meses de 2019, em relação ao quarto trimestre de 2018, facto influenciado pela apreciação negativa observada nos meses de Fevereiro e Março.

Essa queda, segundo o INE, deveu-se em média à uma apreciação negativa da perspectiva de emprego no sector de alojamento, restauração e similares, bem como da produção industrial, apesar de registo de incremento da perspectiva de emprego nos restantes sectores no mesmo período em análise.

Refira-se, que em média, 30% das empresas inquiridas enfrentaram algum obstáculo no primeiro trimestre de 2019, o que representou um aumento de 3% de firmas com limitação de actividade face ao trimestre anterior.

Essa situação foi influenciada, principalmente, pelo aumento de empresas com dificuldades nos sectores de transportes (51%), alojamento, restauração e similares (35%), de outros serviços não financeiros (22%), bem como o sector de comércio (22%) que registaram um aumento da frequência relativa de empresas com algum obstáculo no seu desempenho no período de referência.

Em contrapartida, os sectores da construção (38%) assim como a produção industrial (32%) registaram uma redução de empresas com alguma limitação no seu desempenho normal.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos