O País – A verdade como notícia

Empresa britânica interessada em explorar areias pesadas no país

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique está a analisar “activamente” a atribuição de três licenças para a exploração de depósitos de areais pesadas de Mutamba, que foram apresentadas pela Mutamba Mineral Sands, informou a empresa britânica Savannah Resources em comunicado ao mercado.

Os três pedidos de licença cobrem uma área de 417.32 quilómetros quadrados na província de Inhambane, tendo a de Jangamo 118.08 quilómetros quadrados, a de Dongane/Ravene 161.26 quilómetros quadrados e a de Chilubane 137.98 quilómetros quadrados, ainda de acordo com a informação da Savannah Resources.

O interesse pela exploração de arreias pesadas em Inhambane iniciou em 2014, e desde então a empresa britânica tem desenvolvido diferentes estudos para analisar a qualidade e quantidade dos minérios existentes no local.

A Savannah Resources, empresa que explora depósitos de cobre e de ouro no Omã e de lítio em Portugal, está envolvida neste projecto de areias pesadas em Moçambique em consórcio com o grupo mineiro Rio Tinto, com uma participação de 20 por cento, que poderá aumentar para 35 por cento e 51 por cento após a conclusão do estudo de pré-viabilidade e de viabilidade económica, respectivamente.

O presidente executivo da Savannah, David Archer, afirma no comunicado que enquanto se aguarda o resultado da análise do Governo, a parceria tem estado a efectuar alguns trabalhos, caso de estudos de hidrologia, de opções portuárias para escoamento do produto e recolha de 10 toneladas de amostras para ajudar a determinar a capacidade final de produção.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos