O País – A verdade como notícia

Emmerson Mnangagwa pede aos EUA e Europa fim das sanções económicas

O presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, pediu durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, aos Estados Unidos e Europa, fim das sanções económicas ao país.

"Desde que tomei posse muito foi alcançado, como os indicadores económicos a recuperarem e com a estabilização do crescimento", com a melhoria das políticas macroeconómicas e com "austeridade e disciplina fiscal", afirmou Emmerson Mnangagwa.

O presidente disse que o Zimbabwe está em transição e a tentar ultrapassar o colapso económico, com uma moeda fragilizada devido às sanções económicas ilegais impostas ao país.

Mnangagwa disse ainda que as sanções dos EUA e da Europa estão a "desacelerar o progresso" e a "punir os mais pobres e vulneráveis da sociedade".

Os EUA e a União Europeia impuseram sanções há quase duas décadas devido às violações de direitos no país. Em Agosto, os EUA colocaram na lista de sanções um ex-general do exército do Zimbabwe que comandou as tropas acusadas de matarem seis civis, há um ano, durante as eleições.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos