O País – A verdade como notícia

Embaixadora da Noruega despede-se de Moçambique

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu, esta quarta-feira, em audiência, a embaixadora do Reino da Noruega em Moçambique, para a apresentação de cumprimento de despedida.

Dois anos depois como embaixadora da Noruega em Moçambique, Marit Wiig despediu-se do Presidente da República hoje, tendo tido a oportunidade de passar em revista os avanços alcançados durante o seu trabalho que iniciou em 2019.

Marit Wiig afirmou que deixa o país com o sentimento de dever cumprido e que tem a certeza de que o próximo titular da pasta dará continuidade aos vários assuntos que fazem parte da cooperação entre Moçambique e o seu país.

“Deixo o país com pesar, mas fico feliz, porque a cooperação entre os nossos países vai continuar. Nos dois anos em que estive a trabalhar, vários avanços foram alcançados, para além da fortalecimento das nossas relações”, referiu Marit Wiig.

Sobre o avanço da cooperação, Marit Wiig reafirmou a entrega do seu país no desenvolvimento de Moçambique, em várias áreas, principalmente no que concerne à luta contra a pandemia da COVID-19, na criação de condições para obtenção de vacinas e diversos materiais de prevenção.

“O sector no qual a Noruega é mais activo em Moçambique é a energia. Trabalhamos bastante no programa Energia para Todos, como parceiro estratégico, bem como na criação de postos de emprego, na agricultura e outras áreas”, concluiu.

A cooperação entre Moçambique e Noruega dura há mais de quatro décadas, com maior enfoque nas áreas de energia limpa e à base de gás, bem como na área de exploração de petróleo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos