O País – A verdade como notícia

Embaixada dos EUA encoraja órgãos eleitorais a inspirar-se nas lições aprendidas destas eleições autárquicas

A Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique emitiu uma declaração sobre as eleições autárquicas de 10 de Outubro, na qual felicita o povo de moçambicano pela sua participação no escrutínio.

 Com base nas observações de seus observadores eleitorais credenciados, a embaixada considera que o processo da votação pareceu ser na generalidade livre, justo e credível na maioria das 53 autarquias existentes.  Contudo, manifestou preocupação em relação a alguns incidentes. “Estamos preocupados em relação às irregularidades reportadas em algumas autarquias.  É do nosso conhecimento que há mecanismos legais estabelecidos para atender e investigar reclamações eleitorais.  Uma resolução transparente, expedita e pacífica destas questões através de canais legais existentes, irá ajudar a fortalecer a confiança no processo eleitoral”.

Na declaração, a Embaixada dos EUA diz ter constatado que para além de alguns incidentes isolados, a campanha e o próprio dia da eleição foram na generalidade pacíficos e calmos, e que a cobertura da media foi, na sua maioria, inclusiva. Por isso, louva as organizações da sociedade civil pelos seus esforços coordenados para observar a campanha e as eleições e reconhece o trabalho da maioria do pessoal das assembleias de voto que “trabalhou incansável e continuamente desde o período antes da abertura da votação e ao longo dos procedimentos de encerramento e contagem”.

A concluir, a embaixada encoraja a Comissão Nacional de Eleições e outras partes interessadas, incluindo todos os partidos políticos que participam no trabalho destes órgãos eleitorais, a continuar a inspirar-se nas lições aprendidas destas eleições autárquicas e a aplicá-las para continuar a melhorar os procedimentos eleitorais, pois “tais medidas irão reforçar ainda mais a confiança dos Moçambicanos na sua democracia, e na paz sustentável que todas as partes trabalharam arduamente para alcançar”.

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos