O País – A verdade como notícia

Em jornada de seis golos, os marcadores ficaram de folga

Fotos: Black Bulls

Os melhores marcadores do Moçambola 2021 estiveram de folga nesta jornada da retoma, depois de três semanas parados devido à participação de Moçambique no torneio regional da Cosafa. Ejaita continua a liderar com 10 golos apontados, seguido de Dayo, com oito, e Melque e Djei com sete.

A 12ª jornada do Moçambola, que se disputou este final de semana, produziu apenas seis golos, quatro dos quais apontados em vitórias à tangente, em Vilankulo, Lichinga, Quelimane e Nampula, enquanto dois foram no empate a um golo que houve no “canavial”.

Vale dizer que apenas seis jogadores conseguiram balançar as balizas adversárias neste final de semana e nenhum deles faz parte do grupo da frente da lista dos melhores marcadores.

Em Lichinga, foi Nico a apontar o único golo que deu a vitória ao Ferroviário local, diante do Textáfrica do Chimoio, enquanto Orlando deu motivos ao Desportivo Maputo para voltar a sorrir, depois da razia que sofreu no seu plantel, no mercado de transferências de inverno.

Já no centro do país, o “militar” Limão azedou a “locomotiva” de Maputo aos 75 minutos e, mais para a zona sul, foi Maxwell, o camaronês recém-contratado pela União Desportiva de Songo, a aproveitar um brinde de Jonas para marcar o único golo no Alto Macassa, diante da Associação Desportiva de Vilankulo.

Onde houve dois golos foi no “canavial”, onde Tiago, do lado do Incomáti, e Artur, para o Ferroviário de Nacala, apontaram os golos que totalizaram os seis desta jornada.

À excepção de Limão, que apontou o seu segundo golo na presente edição do Moçambola 2021, os restantes estrearam-se a marcar.

 

MELHORES MARCADORES CONTINUAM DE FÉRIAS

Sem os potenciais marcadores a festejarem golos, a parecer que continuam de férias, Ejaita, ponta de lança da Associação Black Bulls, continua a liderar, com os mesmos 10 golos com quais saiu para o descanso, antes da paragem do Moçambola.

Em perseguição ao nigeriano quase moçambicano, estão o “locomotiva” de Chiveve Dayo, que acertou oito vezes nas redes adversárias e a fechar o pódio dos artilheiros estão o “touro” Melque e o “maquinista” de Lichinga Djei.

As grandes novidades na lista dos melhores marcadores é o facto de a Black Bulls contar com dois jogadores do top-3, nomeadamente, Ejaita e Melque, que juntos fizeram 60% dos golos apontados pela sua equipa, ou seja, 17 dos 30. Mas também, o facto de o pódio contar um com jogador do primodivisionário Ferroviário de Lichinga.

 

POTENCIAIS MARCADORES LONGE DO PÓDIO

Para já, os potenciais melhores marcadores e alguns suspeitos estão longe dos lugares cimeiros. São os casos de Telinho, do Costa do Sol, que marcou apenas cinco golos, justificados apenas pelo facto de ter ficado alguns jogos de fora devido a uma lesão grave que o afastou dos relvados durante cerca de dois meses. Outrossim, é o caso de Lau King, ponta de lança da União Desportiva de Songo, que fez seis remates certeiros, que também se encontra longe do pódio.

Certamente que a última jornada da primeira volta poderá trazer algumas surpresas em termos de golos, depois de os jogadores terem aquecido na jornada anterior.

 

TRÊS CLUBES SEM JOGADORES NO TOP-20 DOS ARTILHEIROS

Entretanto, a lista dos melhores marcadores, pelo menos no top-20, não conta com os jogadores de três clubes que disputam o Moçambola 2021. Trata-se do Matchedje de Mocuba, Textáfrica do Chimoio e Incomáti de Xinavane que não têm jogadores nos primeiros 20, embora tenham marcado golos suficientes para tal.

O Incomáti, com três jogadores que apontaram seis golos e outros seis que têm apenas um golo, tem 12 remates certeiros. Já o Matchedje de Mocuba conta com oito golos apontados, dos quais dois jogadores fizeram dois cada e os restantes quatro apontados por jogadores diferentes, tal como acontece no Textáfrica do Chimoio, onde os quatro golos, até aqui apontados, foram de jogadores diferentes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos