O País – A verdade como notícia

Em 2018 haverá menos três mil vagas na UP

Na conferência de imprensa a jornalistas ocorrida hoje, nas suas instalações, a Universidade Pedagógica fez saber que para o ano lectivo de 2018 terá disponíveis 14,610 vagas, contra 16,000 abertas este ano. Das vagas a serem abertas no próximo ano, 8,500 são de cursos ligados à educação.

José Castiano, porta-voz da instituição, referiu na ocasião que diferentemente do passado, o acto de inscrição dos candidatos aos exames de admissão para este ano passam a ser feitos de forma online em qualquer ponto do país. Lembre-se que um terço do total dos estudantes universitários moçambicanos pertence à Universidade Pedagógica. Os exames de admissão serão realizados entre os dias 15 a 19 de Janeiro do próximo ano.

No processo de internacionalização aquela universidade irá receber o antigo Primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, e a antiga presidente da Costa Rica, Laura Miranda, onde terão a oportunidade de partilhar as suas experiências com a comunidade académica. Esta iniciativa surge no âmbito da promoção da excelência, inovação e competitividade que a universidade pedagógica abraçou. 

Na senda das suas realizações a universidade vai apreciar e aprovar novos currículos, e serão submetidos também novos cursos a serem avaliados para posterior aprovação. Neste momento estão em debate novos cursos de licenciatura, nomeadamente em engenharia mecânica, saúde pública e nutrição, este último visa rentabilizar as instalações de Ciências Saúde localizadas em Inhambane.

Actualmente, a UP encontra-se estruturada em cinco Faculdades: Ciências da Educação e Psicologia (FACEP); Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes (FCLCA); Ciências Naturais e Matemática (FCNM); Ciências Sociais (FCS) e Educação Física e Desportos (FEFD). Para além das Faculdades existem, também, duas Escolas Superiores: Técnica (ESTEC) e de Contabilidade e Gestão (ESCOG). Estas unidades orgânicas oferecem não só Cursos de formação de professores, que alimentam as necessidades do sistema educativo, mas também, Cursos noutras áreas, para a formação de outros profissionais. Os Cursos são ministrados em diferentes modalidades (presencial, semi-presencial e à distância) e em diferentes regimes (regular e pós-laboral. Para além das Faculdades, existem as Delegações da UP, em todas as províncias moçambicanas, o que permite que os estudantes se mantenham, com maior facilidade, nas suas zonas de residência

 

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos