O País – A verdade como notícia

Elenco de Feizal Sidat “acaba” com divisão de honra e aposta nos “provinciais”

A Federação Moçambicana de Futebol acaba de extinguir a realização da divisão de honra do futebol moçambicano, prova que apurava equipas para o Moçambola. A decisão foi divulgada através de um comunicado, que faz referência à época futebolística 2020.

É a primeira grande decisão do elenco directivo da Federação Moçambicana de Futebol, liderada por Feizal Sidat, vencedor do escrutínio de 14 de Dezembro de 2019.

No primeiro dia de trabalhos no ano 2020, um comunicado oficial, com 35 páginas, que traz as directrizes de funcionalidade da Federação e das competições sob sua égide.

A principal novidade é a abolição do campeonato nacional da segunda divisão, outrora disputada nas três regiões, sul, centro e norte, que apurava os seus representantes no Moçambola do ano seguinte.

De acordo com o comunicado, a Federação Moçambicana de Futebol aprova quatro competições na presente época futebolística, nomeadamente a 1ª liga, que é o Moçambola, os campeonatos provinciais, na sua fase provincial e fase final, para apuramento dos clubes ao Moçambola, a Taça de Moçambique e os campeonatos nacionais das diversas categorias e escalões.

Foi assim que a Federação Moçambicana de Futebol decidiu acabar com a divisão de honra, com efeitos imediatos a partir da época em curso. Uma medida que vem responder a uma das promessas de Feizal Sidat durante a sua campanha eleitoral, que defendia o regresso dos provinciais, com mais competitivos e menos onerosos.

No comunicado, a Federação não avança o modelo de apuramento das equipas que vão ascender ao Moçambola 2021.

No que se refere à inscrição de atletas a FMF definiu que as equipas da I Liga e os Campeonatos Provinciais deverão o fazer de 8 de Dezembro de 2019 a 29 de Fevereiro de 2020, para os jogadores profissionais. Os jogadores que militam nas várias provas provinciais, em diferentes escalões e categorias, o período de inscrição decorre de 8 de Dezembro de 2019 até 31 de Maio de 2020.

Por outro lado, o segundo período de transferências nacional ou internacional irá decorrer de 1 a 30 de Junho de 2020.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos