O País – A verdade como notícia

Eleitos cinco membros não permanentes do Conselho de Segurança ONU

Foram eleitos ontem cinco membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, entre os quais dois são africanos. Assim, Gabão e Gana estarão presentes neste organismo nos próximos dois anos.

Ao fim de dois anos de mandato, cinco países são eleitos como membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Com efeito, esta sexta-feira, Gabão, Gana, Brasil, Albânia e Emirados Árabes Unidos foram eleitos para o conjunto de 10 da mesma categoria.

Os cinco membros eleitos do Conselho de Segurança das Nações Unidas juntam-se à missão de compartilhar esforços na busca de soluções para por fim, por exemplo, aos ataques protagonizados por grupos extremistas, aos conflitos político-militares existentes em alguns países como Mali e Síria.

Assim, os cinco eleitos vão substituir Estónia, Níger, São Vicente e Granadinas, Tunísia e Vietname, cujos mandatos terminaram no ano passado. No processo de votação desta sesta-feira, Gana obteve 185 votos, o Gabão 183, e Brasil, os Emirados Árabes Unidos e Albânia tiveram 181, 179 e 175 votos, respetivamente.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas é composto por 15 membros, dos quais cinco são permanentes e detêm do poder de veto, nomeadamente os Estados Unidos da América, Rússia, China, Reino Unido e França.

Lembre-se que Moçambique também está na corrida a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, sendo que a eleição está prevista para o próximo ano.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos