O País – A verdade como notícia

Eleitores escolhem futuro Presidente dos EUA

Cerca de 130 milhões dos norte-americanos já começaram a votar nos delegados que vão eleger o futuro presidente dos Estados Unidos. Os eleitores também escolhem os representantes do Congresso e Senado pelos próximos dois anos.

A maior atenção incide nos Estados denominados “campos de batalha” onde o voto é indeciso que incluem Pensilvânia, Michigan e Wisconsin.

O candidato democrata Joe Biden continua a liderar as intenções de voto, mas a distância que o separa do seu oponente, Donald Trump, é oscilante.  Quase 100 milhões de eleitores já votaram nos dias anteriores por correio ou presencialmente, como forma de evitar a contaminação pela COVID-19.

Esta terça-feira, espera-se uma forte presença dos eleitores republicanos nas urnas, visto que, tal como o seu candidato Trump, eles suspeitam que o voto por correio seja vulnerável a fraudes.

Donald Trump já disse que à noite desta terça-feira estará com advogados para processar qualquer irregularidade. Entretanto, um em cada quatro norte-americanos já usaram voto por correio em eleições anteriores. Os resultados eleitorais poderão não ser conhecidos esta noite, devido à demora do processamento de votos por correio.

Espera-se que Florida e Georgia sejam os primeiros Estados a divulgar os resultados. Estas eleições, de acordo com Biden, são um referendo aos quatro anos da Administração Trump marcados por crescimento económico, mas que ruiu com a chegada da COVID-19, protestos raciais, guerra comercial com a China e saída de vários acordos internacionais. Ambos candidatos lutam para conseguir 270 votos colegiais necessários para vitória na Casa Branca.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos