O País – A verdade como notícia

Eleitores de 4 estados norte-americanos vão às urnas para eleições legislativas e estaduais

Os eleitores de quatro Estados norte-americanos vão hoje às urnas, para eleições legislativas e de governos estaduais que podem dar sinais importantes para o resultado das eleições presidenciais de 2020.

Os Estados de Kentucky, Lousiana e Mississípi escolhem hoje os seus governadores, ao mesmo tempo que decorrem eleições para os congressos estaduais no Louisiana, Mississipi e Virgínia, para além de uma votação para escolher a câmara baixa do congresso estadual de New Jersey, em escrutínios regulares que ficam fora dos prazos eleitorais normais.

A tradição diz que o partido que ganha as eleições legislativas na Virgínia geralmente acaba por ganhar as eleições presidenciais que se seguem uns meses mais tarde, pelo que o seu resultado é sempre muito aguardado.

O Presidente Donald Trump, que vai procurar a reeleição pelo Partido Republicano em 2020, apelou ao voto no seu candidato a governador do Estado de Kentucky, Matt Bevin, relevando a importância de manter o controlo do executivo, nas eleições de hoje.

Tal como o domínio dos congressos estaduais, o controlo dos governos de estados é importante como alavanca para as eleições presidenciais e, também, pela competência que os governadores possuem para estabelecer as distribuições de mapas eleitorais (o que pode ser um elemento fundamental para o resultado final).

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos