O País – A verdade como notícia

Eleições autárquicas na RAS: ANC lidera com 46.22 % de votos em 361 mesas

Foto: The Citizen

O Congresso Nacional Africano (ANC) lidera as eleições municipais na África do Sul, com 46.22 por cento de votos, deixando para trás os partidos Aliança Democrática e Lutadores pela Liberdade Económica.

Segundo escreve o News 24, até às primeiras horas desta terça-feira, cerca de dois milhões de cidadãos sul-africanos já tinham feito as suas escolhas para as lideranças municipais, num total de 8,794 mesas de votos. Os três principais partidos políticos da África do Sul lideram as eleições.

O partido no poder, ANC, do Presidente Cyril Ramaphosa, com 46.22 por cento de votos em 361 mesas, deixa para trás a Aliança Democrática, com 25.5 por cento de votos em 135 mesas e Lutadores pela Liberdade Económica com 8.95 por cento de votos em apenas 12 mesas.

Apenas dois Municípios já têm dados particulares disponíveis. Na cidade do Cabo, o partido Aliança Democrática está à frente, com 58 por cento de votos e o partido no poder tem uma ligeira vantagem sobre os opositores no Município metropolitano de Ekurhuleni.

Cerca de 40 milhões de pessoas estão aptas a votar, mas apenas 26 milhões de sul-africanos estão registados na Justiça Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral Independente, um terço dos cidadãos que poderiam votar não se cadastraram no prazo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos