O País – A verdade como notícia

Eldevina Materula lança projecto de apoio às indústrias culturais e criativas

Foto: MCT

O Ministério da Cultura e Turismo, em parceria com a Embaixada da França em Moçambique, lançou, recentemente, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, o Projecto designado Fundo de Solidariedade para Projectos Inovadores para Indústrias Culturais e Criativas – 2021-2022 (FSPI-ICC).

O lançamento oficial foi orientado pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, com a presença do Embaixador da França em Moçambique, David Izzo.

O projecto tem como objectivo, dentre outros, capacitar profissionais e fazedores das artes e conferir maior participação da sociedade nas actividades culturais de todo país.

A finalidade é criar mecanismos para que o sector cultural se transforme num sector económico autónomo e seja gerador de renda e garantir a protecção dos direitos de autor.

Eldevina Materula referiu durante o evento que “com este projecto pretendemos contribuir para a mudança do paradigma e tornar as artes e cultura num sector que produz empregos de qualidade, rendimentos competitivos, acima de tudo, atractivo e digno. Para complementar o esforço da formação contemplada neste projecto, o Governo está a conceber o Estatuto do Artista, a rever a Lei do Mecenato para a tornar mais eficaz”.

Por seu turno, o embaixador da França, David Izzo, afirmou, na sua intervenção, que “para nós, o objectivo é apoiar o Governo moçambicano e os actores do sector cultural, a fim de lhes dar os meios, através de mais formação, através de mais relações com profissionais em França e no mundo francófono, para que o sector cultural se torne um sector económico de pleno direito e seja gerador de rendimentos”.

O projecto lançado é inspirado no Fundo de Solidariedade para projectos Inovadores, Sociedade Civil, a Francofonia e o desenvolvimento humano (FSPI), financiado pelo Fundo do Ministério Francês para Europa e dos Negócios Estrangeiros.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos