O País – A verdade como notícia

Eldevina Materula destaca a necessidade de valorizar a cultura

Foto: O País

A ministra da Cultura e Turismo defendeu, ontem, a necessidade de valorizar e apoiar mais a cultura moçambicana. Eldevina Materula manifestou a sua posição durante a visita ao conceituado músico moçambicano Xidimingwana.

Xidimingwana recebeu em sua casa a ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, que não só foi saber do estado de saúde do ícone, mas também foi aprender.

“Estou muito emocionada, mais do que tudo, estou feliz por ter dado um pouco do nosso contributo para que Xidimingwana melhorasse e recuperasse a sua saúde. Ele é pai da música, é pai dos artistas, é professor e inclusive no próximo encontro ele vai ensinar-me a falar com a guitarra. Assim que a pandemia passar, nós pretendemos criar condições para que volte aos palcos”, disse Eldevina Materula.

Por sua vez, a família do músico disse que é importante ter atenção do Ministério da Cultura e Turismo, numa altura em que Xidimingwana se recupera e não pode fazer o seu trabalho.

“Para a família, Xidimingwana é uma figura ímpar porque para além de ser da família Honwana”, é uma figura importante e que deve ser “extremamente explorado num bom sentido pelos amantes da cultura”, disse Félix Moya, músico e representante de Xidimingwana, para quem “a visita da ministra deu força ao ícone da música moçambicana”.

Ainda no âmbito da visita, o Ministério que chancela o sector cultural no país efectuou a compra de várias cópias da última obra discográfica do artista, intitulada Dlawa, e ofereceu uma sexta básica.

Eldevina Materula pediu a colaboração de todos os moçambicanos no combate à pirataria e na valorização da cultura local.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos