O País – A verdade como notícia

Educação aposta no uso das TICs no ensino e aprendizagem

Ministério da Educação está a apostar num processo dinâmico inclusivo de ensino através de uma política de tecnologias da informação e comunicação, lançada hoje em Maputo.

Trata-se de um instrumento desenvolvido no Parque de Ciência e Tecnologia da Maluana e que vai nova dinâmica no processo de ensino e aprendizagem, através de maior envolvimento dos professores e alunos.

Apesar das vantagens que este instrumento orientador traz para o ensino, “ele não pode ser visto como um substituto ao ensino convencional”, advertiu a Conceita Sortane, Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano.

Para a UNESCO, parceiro do Ministério da Educação, o sucesso do novo programa vai transformar a educação em Moçambique.

“A implantação desta política da declaração da China após 2015,cujo objectivo é criar oportunidades digitais, vai levar a transformação da Educação não só em Moçambique mas também em Africa”, disse Paul Gomis, representante da UNESCO em Moçambique.

Numa primeira fase, a nova ferramenta das tecnologias da informação e comunicação está a ser implementada em 22 escolas. A iniciativa vai implicar a construção de infra-estruturas avaliadas em cinco milhões de meticais.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos