O País – A verdade como notícia

Edmilson Dove e Stanley Ratifo convocados pela primeira vez na era Chiquinho Conde

Fotos: FMF

O internacional Edmilson Dove e Stanley Ratifo são as novidades da pré-convocatória dos Mambas, divulgada através de um comunicado tornado público pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF), nas suas páginas das redes sociais, com vista aos jogos da fase de qualificação para o CAN-2023, diante do Ruanda e Benin. Esta é a primeira vez que os dois atletas são chamados desde que Chiquinho Conde assumiu o comando técnico do combinado nacional.

Após momentos de muita suspeição, Chiquinho Conde anunciou, esta quarta-feira, a pré-convocatória, que é composta por 35 jogadores, 23 dos quais actuam no Moçambola.

Com a chamada dos 35 jogadores, o timoneiro do combinado nacional pretende fazer um “scouting” de atletas de que possivelmente irá precisar para atacar a qualificação ao CAN interno, cujas eliminatórias arrancam em Junho próximo, e à Taça COSAFA.

A convocatória definitiva para os jogos de 2 e 8 Junho, respectivamente diante do Ruanda e Benin, será, como tem sido habitual, divulgada em conferência de imprensa, facto que poderá acontecer, em princípio, no dia 29 de Maio, na sede da FMF. Antes de se estrearem nas qualificações para o CAN, os Mambas irão realizar um jogo amistoso, no dia 24 do mês em curso, frente à sua congénere do eSwatini.

A Associação Black Bulls e a União Desportiva do Songo lideram a lista dos convocados, com cinco jogadores, seguidos pela dupla Costa do Sol e Ferroviário da Beira, ambas formações com quatro atletas.

 

DOMINGUEZ + 10

Chiquinho Conde continua a manter viva a sua teoria. Tal como disse aquando da sua apresentação, enquanto ele for treinador, Dominguez será uma presença obrigatória na convocatória dos Mambas.

Dominguez, jogador que actua no emblema sul-africano de Royal AM, tem sido uma verdadeira bala de prata para todos os seleccionadores que orientaram o combinado nacional desde que foi chamado pela primeira vez, assumindo, neste momento, o papel de capitão e motivador da nova vaga de jogadores que têm espreitado o espaço da selecção.

O “puto maravilha” já deixou escapar que esta será, possivelmente, a sua última campanha a disputar para o acesso ao CAN, prova na qual, como jogador, participou uma vez, em 2010, cuja fase final foi em Angola. Aliás, da “velha guarda”, Dominguez, Mexer e Zainadine Jr. são os únicos que ainda emprestam o seu talento aos Mambas.

Na presente convocatória, o destaque vai, ainda, para o regresso de Stanley Ratifo e Edmilson Dove às convocatórias. Esta é, por sinal, a primeira vez na era Chiquinho Conde. Os dois jogadores foram uma das apostas de Abel Xavier na manobra da equipa, tendo, nessa condição, Ratifo marcado o golo que deu a primeira vitória aos Mambas, diante da Zâmbia, em Ndola.

 

EIS A LISTA DOS 35 JOGADORES CONVOCADOS: 

 

GUARDA-REDES

Ernan Siluane – União Desportiva do Songo

Ivan Urrubal – Associação Black Bulls

Victor Guambe – Costa do Sol

 

DEFESAS

Ifren Matola – União Desportiva do Songo

Clésio Baúque – CS Marítimo

Fidel de Sousa – Associação Black Bulls

Reinildo Mandava – Atlético de Madrid

Francisco Muchanga – Costa do Sol

Bruno Langa – GD Chaves

Edmilson Dove – União Desportiva do Songo

José Mauai – Ferroviário de Maputo

Zainadine Júnior – CS Marítimo

Edson Sitoe – FC Bordeaux

Martinho Thauzene – Associação Black Bulls

Alberto Alface – Ferroviário da Beira

 

MÉDIOS

Manuel Kambala – Baroka FC

Shaquille Nangy – Ferroviário de Maputo

Amade Momade – União Desportiva do Songo

Feliciano Jone – Associação Black Bulls

Saddan Guambe – Ferroviário de Maputo

João Bonde – Ferroviário da Beira

Manuel Tanala – Costa do Sol

Adamo Alifa – Ferroviário da Beira

Elias Pelembe – Royal AM

 

AVANÇADOS

Geny Catamo – Vitória SC

Gildo Vilanculos – Amora FC

Witness Quembo – Nacional da Madeira

Reginaldo Fait – Dínamo Tirana

Salas Malico – Ferroviário de Nampula

Isac Carvalho – Ferroviário de Nampula

Melven Choi – Ferroviário da Beira

Melque Alexandre – Associação Black Bulls

Dayo António – União Desportiva do Songo

Stélio Ernesto – Costa do Sol

Stanley Ratifo – CfR Pforzheim

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos