O País – A verdade como notícia

EDM investe 518 milhões de meticais no melhoramento de energia

A Eletricidade de Moçambique (EDM) está a investir cerca de 518 milhões de meticais na compra e instalação de dois transformadores de alta tensão, com a capacidade de 60 e 120 mega Wats, na subestação de Chimuara, na província da Zambézia,

A instalação dos transformadores está inserida no âmbito de expansão e melhoria da qualidade de fornecimento de energia eléctrica nas zonas Centro e Norte, e os fundos em causa foram disponibilizados pelo governo central e seus parceiros.

De acordo com Décio Gonçalves, Chefe da Subestação de Chimuara, com os novos transformadores, a capacidade instalada na subestação passará dos 44 para 116 mega Watts.

“Antes do projecto só tínhamos uma parte, que abrangia um transformador de 40, que fazia 220 e 110, com o projecto de ampliação temos a outra parte que abrangeu novos disjuntores para alimentar um dos barramentos que pertencia ao terceiro barramento e agora vai passar para o barramento principal”, explicou.

O nível de disponibilidade da corrente eléctrica, de ponto de vista de qualidade, triplicou, o que vai permitir aumento de consumidores nos distritos arredores da subestação das províncias da Zambézia, Sofala, Manica e Tete. Equivale a poder alimentar todos os clientes da cidade da Beira e duas vezes os clientes da cidade de Maputo.

As obras estão a 95% de execução e ainda no âmbito da expansão e melhoramento da qualidade da energia na província da Zambézia, a EDM vai investir um pacote de financiamento na ordem de dois mil milhões de meticais em três subestações nomeadamente Chimuara, Cerâmica e Alto-Molocué.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos