O País – A verdade como notícia

EDM E ZESA renovam contrato de fornecimento de energia

A Electricidade de Moçambique (EDM) assinou com a sua congénere do Zimbabwe (ZESA- Zimbabwe Electricity Supply Authority), um contrato bilateral para o fornecimento de 50 megawatts de energia firme àquele país, por um período de três anos.

“O contrato ora assinado constitui uma renovação do acordo anterior expirado a 31 de Dezembro de 2021 e passa a incluir a possibilidade de fornecimento de energia adicional não-firme até 150 MW”, refere a EDM em nota de imprensa.

Segundo o documento, durante o encontro, as partes, discutiram a possibilidade de reforço da relação bilateral, tendo em conta o desenvolvimento de novos projectos de Geração e Transmissão de energia eléctrica em Moçambique. Dos dossiers analisados pelas equipas lideradas pelo Presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Gildo, e pelo director de Transmissão e Distribuição da ZESA, Howard Choga, destacou-se o Projecto da Central Térmica de Temane (CTT), com 450MW de capacidade instalada, cujo início da operação comercial está previsto para Janeiro de 2025.

“A EDM manifestou, igualmente, a disponibilidade para um acordo de médio-longo prazos para fornecer energia ao Zimbabwe a partir da CTT”, refere o comunicado.

O Projecto da futura Central Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa, com a previsão de capacidade de até 1500MW, também mereceu destaque no encontro. Ficou referenciado que, através do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, o mesmo encontra-se na fase de procura de um investidor estratégico para financiamento, construção e operação do empreendimento, bem como na revisão dos estudos técnicos, económicos, ambientais, mercado, infra-estrutura de transporte, entre outros. “Espera-se que o parceiro estratégico seja o accionista maioritário e invista, juntamente com a EDM e a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB)”, indica a nota.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos