O País – A verdade como notícia

Economia regista contracção de 1.09 por cento no terceiro trimestre

A economia moçambicana registou uma nova contracção, desta vez, de 1.09 por cento de Julho a Setembro último. O desempenho negativo resulta, principalmente, da queda da actividade no ramo de Hotelaria e Restauração, Serviços Financeiros, Transportes e Comunicações.

Segundo dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no sector terciário, o ramo Hotelaria e Restauração registou uma queda de 31.42 por cento, os Serviços Financeiros caíram 1.89 por cento e o ramo de Transportes e Comunicação abrandou 1.18 por cento.

Já o sector primário registou uma variação negativa de 1.91 por cento devido à quebra de actividade no ramo da Indústria Extractiva (-16.21 por cento), seguido do ramo da Pesca com menos 2.83 por cento. Porém, a Agricultura teve uma variação positiva de 3.19 por cento.

No sentido contrário esteve o sector secundário com uma subida de 0.59 por cento induzido pelo ramo da Electricidade, Gás e Distribuição de Água com subida de 4.06 por cento, embora a Indústria Manufactureira e Construção tenham caído 0.92 e 0.23 por cento, respectivamente.

O desempenho económico negativo é registado num contexto em que o país e o mundo são afectados pelos efeitos da pandemia da COVID-19 caracterizados por limitações diversas da actividade económica, com proibição de viagens, encerramento de fronteiras, entre outros.

No segundo trimestre, a contracção económica foi de 3.25 por cento, depois de um crescimento do Produto Inetrno Bruto de 1.68 por cento de Janeiro a Março do presente ano.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos