O País – A verdade como notícia

Economia moçambicana cresceu menos no 3º trimestre deste ano

O Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 3,2 por cento no fecho do terceiro trimestre de 2018, uma desaceleração em 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.

A economia moçambicana cresceu em torno de 3,2%, entre Julho e Setembro deste ano, ligeiramente abaixo do registo do segundo trimestre (3,4%), indica o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas suas "Contas Nacionais" referentes ao terceiro trimestre de 2018.

Relativamente ao igual período de 2017, o PIB conheceu uma variação positiva em 1,8%, aponta o INE. O desempenho da actividade económica no terceiro trimestre de 2018 é atribuído em primeiro lugar ao sector primário que cresceu 6,3%, com maior destaque para o ramo da indústria de extracção mineira com 15,4%.

Ocupa a segunda posição o sector terciário com um crescimento de 2,2%, induzido pelo ramo do comércio e serviços de reparação com um crescimento de cerca de 3,8%. O sector secundário também registou um incremento de cerca de 0,3%, impulsionado pelo ramo da indústria transformadora com uma variação positiva de 1,2%, segundo o INE.

Ainda no período em análise, o ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, exploração florestal e actividades relacionadas, teve maior participação na economia com um peso no PIB de 19,6%, seguido dos ramos dos transportes armazenagem e actividades auxiliares dos transportes, e informação e comunicações com uma contribuição conjunta de 12,3 %.

Ocupando o terceiro lugar, está o ramo do comércio e serviços de reparação com 11,3%, seguido do sector da indústria transformadora, com um peso de 8,2%. O ramo da educação, administração pública, aluguer de imóveis e serviços prestados às empresas e o da indústria extractiva, apresentam um peso de 7,3%, 7,2%, 6,7% e 6,7%, respectivamente.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos