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ECA encerra ano académico com espectáculo de ópera

A fim de encerrar o ano académico 2018, a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) organiza “Opera Mwango e Mwanga a partir de Bastien und Bastienne”, de W. A. Mozart. O espectáculo que junta no palco estudantes e professores, artistas daquela instituição de ensino superior, vai realizar-se quinta-feira, a partir das 18h, no Centro Cultural da UEM, na cidade de Maputo.

Esta é a primeira vez que, segundo Venâncio Calisto, encenador do espectáculo, se realiza uma ópera de Mozart no país. “O que nos faz escolhe-lo é a sua qualidade, temporalidade e universalidade. Mozart marcou tanto a humanidade com a sua obra que é uma oportunidade de ampliar horizontes dos estudantes da ECA que estão a ter a oportunidade de fazer o espectáculo”, entende Calisto.

De igual modo, os organizadores desta ópera pretendem mostrar ao público moçambicano as valências dos estudantes da ECA, colocando-os a interagir com os seus docentes. Os mais implicados no espectáculo são professores e estudantes dos cursos de Música e de Teatro.

Neste espectáculo à moda Mozart, os artistas moçambicanos adaptaram muitas coisas, como os espaços e o contexto: “Fizemos adptação onomástica e geográfica da ópera de Mozart, o que implicou transformar os nomes Bastien und Bastienne para Mwango e Mwanga. Além disso, em termos geográficos a cena que se passa originalmente numa aldeia europeia passou a desenrolar-se numa aldeia de Cabo Delgado, onde fomos buscar os nomes Mwango e Mwanga”.

O espectáculo da ECA vai durar 50 minutos. No evento, os cantores vão cantar em alemão e os actores farão diálogos em português, usando a linguagem corporal, movimento e dança.

Mais de 40 pessoas estão envolvidas no espectáculo, entre actores, músicos e equipa técnica. Desse universo, os artistas principais são Horácio Guiamba (Mwango), Joana Balango (Mwanga), Dadivo José (Nyanga) e Josefina Massango (Senhora da Palhota Grande). A Coordenação-Geral do espectáculo é de Vítor Gonçalves; Direcção de Produção foi confiada a Fernando Macamo; Feliciano de Castro é o mastro; Cenografia, figurino e adereços estão na responsabilidade de Sara Graça e a preparação vocal tem direcção de Stela Mendonça.

“Esperamos que este concerto sirva para colocar o nosso público em contacto com o clássico. É importante que conheçamos os clássicos porque contribuem para a nossa formação artística. Muitas vezes as pessoas dizem que os clássicos são europeus. Não. São da humanidade”, afirmou Venâncio Calisto.

 

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