O País – A verdade como notícia

“DUMAKO” enfraquece e torna-se sistema de baixa pressão

A Tempestade Tropical Moderada “DUMAKO” entrou em Madagáscar na tarde de ontem e, devido à interacção com a terra, enfraqueceu, tornando-se um sistema de baixa pressão. Não há condições de o sistema evoluir quando atingir o Canal de Moçambique, garante o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

Entretanto, os seus efeitos, chuvas fortes a muito fortes e ventos com rajadas moderadas a fortes, poderão influenciar a navegação marítima entre os paralelos 16 a 20 graus sul e as províncias de Nampula, Zambézia, Tete, Sofala e Manica, a partir de amanhã.

Na zona centro, todos os distritos das províncias de Tete e Zambézia, assim como os distritos de Marromeu, Muanza, Cheringoma, Caia, Chemba e Gorongosa, em Sofala; Guro, Tambara, Macossa, Báruè, em Manica; Moma, Larde, Angoche, Mogovolas, Liupo e Morrupula, em Nampula, poderão registar chuva acima de 200 mm/24h, com trovoadas, ventos fortes com rajadas até 65 quilómetros por hora.

Nos distritos de Dondo, Nhamatanda, Búzi, Chibabava, Machanga e cidade da Beira, em Sofala; Manica, Vanduzi, Gondola, Sussendenga, Mossurize, Machaze e cidade de Chimoio, em Manica; Memba, Eráti, Nacarroa, Monapo, Ilha de Moçambique, Nacala, Muecate, Rapale, Mecuburi, Lalaua, Malema, Ribaué, Murrupula, Meconta, Mogincual, Mossuril e cidade de Nampula, em Nampula e em todos os distritos da província de Niassa, a chuva será de 100 mm/24h, acompanhada de trovoadas.

O INAM alerta, ainda, que a leste de Madagáscar se formou o quinto sistema meteorológico, uma depressão tropical, com potencial de evoluir para tempestade tropical moderada. Contudo, os meteorologistas garantem que o sistema em causa ainda não constitui perigo para Moçambique.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos