O País – A verdade como notícia

Duelo de campeões no Chiveve

Fotos: O País

Ferroviário da Beira e União Desportiva do Songo defrontam-se domingo, às 15h00, no Caldeirão do Chiveve, no jogo de destaque da 22ª jornada do Moçambola 2021. Líder isolado da prova, a Associação Black Bulls desloca-se ao planalto do Chimoio, onde irá medir forças com o Textáfrica.

Protagonistas do explosivo jogo de decisão do título, em 2016, no Songo, Ferroviário da Beira e União Desportiva do Songo travam argumentos no “Caldeirão do Chiveve” com objectivos bem distintos.

Na perseguição ao líder Associação Black Bulls, os “locomotivas” do Chiveve estão proibidos de perder pontos, sob o risco de o seu adversário vencer na deslocação ao Chimoio e aumentar a diferença pontual.

A jogar perante o fervoroso público do Chiveve, no regresso dos adeptos aos campos (25% da lotação do campo), o Ferroviário da Beira vai procurar capitalizar este factor para se manter na luta pela conquista do título.

Na última jornada, o Ferroviário da Beira derrotou o seu homónimo de Maputo por uma zero, com golo solitário de João, na marcação exemplar de um livre. Este resultado coloca os “locomotivas” do Chiveve a cinco pontos da Associação Black Bulls.

À entrada desta jornada, a União Desportiva do Songo ocupa a quinta posição, com 37 pontos, e pretende vencer a União Desportiva de Songo para melhorar a sua classificação no campeonato.

Aliás, motivação é que não falta aos “hirdroeléctricos”! Na última quarta-feira, bateram o Textáfrica de Chimoio por 3-0, em jogo em atraso da 19ª jornada do Moçambola 2021. Os “hidroeléctricos” têm um jogo em atraso, a contar para a 20ª ronda com o Costa do Sol. Na primeira volta, houve registo de um empate sem abertura de contagem em Songo, no duelo com o Ferroviário da Beira.

Mas, a ronda começa a ser disputada sábado com a realização de duas partidas. O campeão em título, Costa do Sol, recebe, às 15h00, o Ferroviário de Nacala, num duelo entre o sétimo e oitavo classificados com 29 e 28 pontos, respectivamente.

O Costa do Sol vem de uma vitória sofrida diante do Desportivo Maputo (0-1), no clássico da jornada 21 do Campeonato Nacional de futebol.

Vencer o Ferroviário de Nacala, e com conjugação de outros resultados, pode permitir ao conjunto de Artur Semedo melhorar a sua classificação no Moçambola 2021.

O Ferroviário de Nacala, esse, derrotou o aflito Textáfrica de Chimoio por um a zero e, nesta altura, quer amealhar mais pontos para se manter a meio da tabela classificativa.

Na primeira volta, os “canarinhos” derrotaram os “locomotivas” de Nacala por 3-1.

Ainda no sábado, a Associação Desportiva de Vilankulo, sexta classificada com 30 pontos, recebe a Liga Desportiva de Maputo, conjunto que se encontra na nona posição com menos três pontos.

A Liga Desportiva de Maputo perdeu, na última jornada, diante da Associação Black Bulls por um a zero, num jogo bastante polémico.

Já a Associação Desportiva de Vilankulo recebeu e venceu o Ferroviário de Nampula, por 2-0. As duas formações empataram a duas bolas em desafio inserido na jornada 9 do Moçambola 2021.

Domingo, na conclusão da 22ª jornada, o Incomáti de Xinavane recebe o Ferroviário de Maputo, numa partida na qual os donos da casa são obrigados a vencer, até porque estão a um degrau acima da zona de despromoção.

Nesta etapa final do campeonato, os açucareiros estão bastante pressionados na luta pela manutenção. Fora da corrida ao título, o Ferroviário de Maputo quer voltar às vitórias na prova depois de ter perdido, na última jornada, diante do seu homónimo da Beira por um a zero.

Os “locomotivas” da capital receberam e venceram, na primeira volta, o Incomáti por duas bolas a zero.

No Estádio 25 de Junho, o Ferroviário de Nampula bate-se com o aflito Matchedje de Mocuba que joga para a manutenção.

Os “axinenes” querem capitalizar o factor casa para vencerem esta partida, porquanto ainda não tem a sua situação definida na tabela classificativa, ocupando a décima posição, com 22 pontos.

Na primeira volta, o Ferroviário de Nampula foi a Quelimane derrotar o Matchedje de Mocuba por 0-1.

A Associação Black Bulls, líder da prova, desloca-se ao campo da Soalpo, onde terá pela frente o lanterna vermelha da prova, Textáfrica, com apenas 11 pontos.

A ABB aponta para mais uma vitória na prova na corrida ao seu primeiro título de campeão nacional de futebol.

Os touros pretendem manter a vantagem pontual em relação ao Ferroviário da Beira, conjunto com o qual irão medir forças na penúltima jornada do campeonato nacional de futebol.

A Associação Black Bulls goleou, na primeira volta, o Textáfrica de Chimoio por quatro bolas a zero.

O Desportivo Maputo, em mais uma final, tem uma deslocação dificílima a Lichinga, onde se vai bater com uma formação que está a fazer uma excelente campanha no Moçambola 2021.

O Ferroviário de Lichinga tem feito bons jogos em casa, pelo que é de antever mais uma partida complicada para os “alvi-negros” que lutam para sair da zona de despromoção na tabela classificativa.

 

RESULTADOS DA 21ª JORNADA

Desportivo Maputo – Costa do Sol (0-1)

Ass. Desportiva de Vilankulo-Ferroviário de Nampula (2-0)

Ferroviário de Maputo-Ferroviário da Beira (0-1)

Liga Desportiva de Maputo-Ass. Black Bulls (0-1)

Matchedje de Mocuba-Incomáti de Xinavane (2-0)

União Desportiva do Songo-Ferroviário de Lichinga (3-2)

Ferroviário de Nacala-Textáfrica de Chimoio (1-0)

 

PRÓXIMA 22.ª JORNADA

Ferroviário de Lichinga – Desportivo Maputo

Ferroviário da Beira – União Desportiva do Songo

Incomáti de Xinavane – Ferroviário de Maputo

Ferroviário de Nampula – Matchedje de Mocuba

Ass. Desportiva de Vilankulo – Liga Desportiva de Maputo

Textáfrica de Chimoio – Ass. Black Bulls

Costa do Sol – Ferroviário de Nacala

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos