O País – A verdade como notícia

Donald Trump reforça segurança em Chicago

O Presidente dos Estados Unidos anunciou esta quarta-feira que vai reforçar segurança em Chicago, para controlar a violência na cidade, que no seu ponto de vista está “fora do controlo”.

Na terça-feira, cerca de 15 pessoas ficaram feridas durante um conflito que ocorreu durante um funeral, em Chicago. As autoridades estão a investigar o ocorrido.

Em conferência de imprensa na Casa Branca, em Washington, o Chefe do Estado norte-americano disse, citado pela agência France-Presse (AFP), que o Departamento de Justiça dos EUA vai aumentar “imediatamente o número de agentes federais na cidade de Chicago”, depois do ressurgimento dos conflitos naquela que é a terceira maior cidade do país.

“Esta onda de violência choca a consciência de nossa nação e não vamos ficar a espera ver o que acontece. Não é possível fazer isso. Os cidadãos de Chicago são cidadãos norte-americanos e têm os mesmos direitos que qualquer outro cidadão: viver em segurança, com dignidade e paz”, referiu Donald Trump.

Trump já enviou agentes federais do Departamento de Segurança Nacional na Portland, devido a protestos contra o racismo. Mas as autoridades locais dizem que a medida agravou ainda mais as tensões. O Chefe do Estado norte-americano pretende “restaurar a ordem” na sequência das manifestações antirracistas que surgiram em todo o país depois da morte do cidadão afro-americano George Floyd.

“Queremos fortalecer a aplicação da lei e não enfraquecê-la. O que as cidades estão a fazer é uma perfeita loucura vários dos político que querem fazer cortes nas forças na ordem também declaram que suas cidades são como santuários para estrangeiros legais”, realçou Trump.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos