O País – A verdade como notícia

Doença misteriosa provoca uma morte e centenas de hospitalizados na Índia

Uma morte e mais de 450 casos de internamentos foram reportados, nos últimos três dias no estado de Andhra Pradesh, no sudeste da Índia, devido a uma doença ainda não identificada. Os sintomas incluem náuseas, vómitos, tonturas, ataques epiléticos e até mesmo perda de consciência.

A morte de um paciente de 45 anos de idade foi por causa de um ataque cardíaco.

A Índia é o segundo país com mais infectados pelo novo Coronavírus em todo o mundo, com um total de casos positivos que se aproxima dos dez milhões. A juntar à COVID-19, o gigante asiático enfrenta agora um novo e desconhecido surto, que alastrou no estado de Andhra Pradesh, no sudeste do país, onde centenas de casos foram reportados pelas autoridades de saúde nos últimos três dias, segundo o Expresso.

Segundo um relatório divulgado na segunda-feira, a doença não é contagiosa mas pode causar “uma crise epilética durante três a cinco minutos, perda de memória, ansiedade, vómito, dor de cabeça e dor nas costas”, refere o Notícias ao Minuto.

“As pessoas que ficaram doentes, principalmente as crianças, de repente começaram a vomitar, após se queixarem de dores nos olhos. Alguns desmaiam ou sofrem convulsões”, explicou um médico da unidade de saúde local ao jornal “The Indian Express”.

O ministro da Saúde, Alla Kali Krishna Srinivas, descarta igualmente “a contaminação da água ou a poluição do ar como causa”, acrescentando que esta “é uma doença misteriosa e apenas as análises de laboratório vão revelar exatamente do que se trata”.

De acordo com o Notícias ao Minuto, o governo indiano enviou uma equipa médica formada por especialistas do Instituto Nacional de Virologia, do Centro Nacional de Controlo de Doenças e do Instituto Indiano de Ciências Médicas até Eluru, Estado de Andhra Pradesh, para investigar a doença que apareceu no último sábado, causando convulsões, náuseas e dores crónicas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos