O País – A verdade como notícia

DNGRH mantém alerta sobre o rio Maputo apesar da previsão de redução do volume da água

Foto: Weekpedia

Segundo a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH), baseada nas previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente, para as próximas 72 horas prevê-se, na região Sul do país, uma oscilação do nível hidrométrico com tendência a baixar na bacia hidrográfica do rio Maputo, mantendo-se em alerta.

“As bacias do Inhanombe e Mutamba poderão oscilar com tendência a subir, podendo atingir o nível de alerta. Igualmente, prevê-se risco moderado de inundações urbanas nas cidades de Maputo e Matola e risco moderado a alto nas cidades da Beira e Dondo, devido à acumulação de águas pluviais”, refere o Boletim Hidrológico Nacional, acrescentando que para as restantes bacias hidrográficas não se prevêem alterações significativas do actual cenário hidrológico.

Com efeito, a DNGRH apela à população vivendo em zonas baixas e ribeirinhas, particularmente, nas bacias do Maputo, Púnguè e Zambeze, para se manterem em zonas altas e seguras e evitar a travessia do leito dos rios, devido ao elevado volume de escoamento.

Situação hidrológica nas últimas 24 horas

Segundo a DNGRH, houve registo de chuva fraca à forte na rede nacional de observação hidroclimatológica, destacando-se as bacias dos rios Maputo; Búzi; Revue; Púnguè; Gorongosa; Gondola; Chimoio; Zambeze; Mutarara; e Mucumbura; nas últimas 24 horas.

Na região Norte do país, as bacias hidrográficas desta região registam oscilação do nível hidrométrico com tendência a baixar, mantendo-se abaixo do nível de alerta. Na região Centro, as bacias dos rios Púnguè e Zambeze registam oscilação do nível com tendência a subir, mantendo-se abaixo do alerta.

Na região Sul, a bacia do rio Maputo em Madubula e Fronteira Oeste regista oscilação do nível com tendência a subir, mantendo-se acima do nível de alerta.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos