O País – A verdade como notícia

Distinguidos seis países africanos na redução de casos de malária

A Aliança dos Líderes Africanos contra Malária (ALMA) distinguiu seis países pela sua liderança exemplar na redução acentuada de casos de malária nos últimos anos, escreve a AIM.

Trata-se do Madagáscar, Zimbabwe, Senegal e Gâmbia que reduziram os casos em mais de 20 por cento entre 2015/16, e Argélia e Comores que, segundo a ALMA, estão no caminho certo para alcançar uma diminuição de 40 por cento dos casos até 2020.

Os prémios por excelência de 2018 foram entregues aos chefes de Estado e de Governo dos seis países pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e pelo Presidente do Ruanda, Paul Kagame, actual Presidente em exercício da União Africana (UA), que substitui na presidência rotativa Alpha Conde, homólogo da Guine Conacri.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, testemunhou o acto juntamente com seus homólogos africanos.
A ALMA, uma organização de 49 países que trabalham para erradicar a malária no continente africano até 2030, destaca o facto de estes avanços se registarem numa altura em que o progresso regional e global corre o risco de perder ritmo.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, disse ser necessária maior determinação não só para reverter a incidência da malária, mas também para acabar com a sua transmissão.

O Secretario Executivo da ALMA, Joy Phumaphy, disse, por sua vez, que para ganhar a guerra contra a malária, os países terão de trabalhar de forma diferente e mais inteligente para superar o mosquito e o parasita que ele transmite.

A malária, um problema de saúde pública também em Moçambique, é uma doença evitável e tratável que ainda afecta milhões de pessoas no continente. Retira as crianças da escola e impede os pais de auferirem rendimentos estáveis, custando 12 mil milhões de dólares a economia africana em perdas directas, e 1,3 por cento de perda anual do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos