O País – A verdade como notícia

Disponíveis 300 unidades de sangue no HCM para quadra festiva

Foto: O País

O Hospital Central de Maputo (HCM) já garantiu, para a quadra festiva à vista, 300 unidades de sangue, para responder aos incidentes decorrentes nesta época do ano.

Este ano, a quantidade de sangue é reduzida quando comparado ao mesmo período do ano passado, em que havia 500 unidades. Esta situação deve-se à redução do número de dadores, devido à pandemia da COVID-19.

Segundo Farida Urci, directora clínica do HCM, por conta da redução do líquido vital, a unidade sanitária viu-se obrigada a interromper as cirurgias programadas, que não colocam em risco a vida do paciente, para priorizar as de urgência.

“Esta época é caracterizada pela entrada de pacientes com traumas resultantes de agressão física e acidentes de viação e esses pacientes precisam de muito sangue, daí que preferimos interromper as cirurgias electivas para dar lugar às cirurgias de urgência”, explicou a médica.

Por isso, alertou para a necessidade de reposição do sangue, através da doação de todas as pessoas elegíveis.

Em relação aos insumos médicos, como o caso de material médico-cirúrgico e medicamentos vitais, a directora clínica do HCM disse que também já estão garantidos.

Nesta altura do ano, o número de pacientes também tende aumentar, como por exemplo, os doentes crónicos com hipertensão arterial e diabetes devido ao facto de não cumprirem as recomendações médicas, conforme explicou a médica. Regista-se ainda a entrada de pacientes com doenças diarreicas e intoxicação alimentar resultante da ingestão de substâncias tóxicas e alimentos impróprios.

Para responder à demanda, a médica garantiu que o HCM reforçou o número de profissionais. Ao todo, serão 200, desde serventes, enfermeiros até médicos.

“Já temos as escalas preparadas e temos o serviço de apoio clínico, composto pela radiologia, hemodiálise, laboratório”, referiu.

Sobre a COVID-19, Urci avançou que está tudo acautelado para receber pessoas infectadas que recorram àquela maior unidade do país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos