O País – A verdade como notícia

Dionísio Bahule publica ‘Tabuleiro semiótico’ pela Kuvaninga

Depois de A voz do cárcere, livro editado em co-autoria com Paulina Chiziane, Dionísio Bahule regressa às publicações. Desta vez, com  Tabuleiro semiótico [ou] O cálculo da raiz quadrada, obra que será apresentada 6 de Abril, às 17h30, no Moya, edifício do Millenium Park, na Cidade de Maputo.

Segundo um comunicado de imprensa, Tabuleiro semiótico [ou] O cálculo da raiz quadrada é um livro que reúne ensaios, cruzando a narrativa e a crítica, como forma de, como justifica o autor, romper com o sentido estabelecido de fazer a academia.

No seu terceiro livro, que inaugura o ciclo de lançamentos da Kuvaninga Cartão d’Arte, Dionísio Bahule discute vários conceitos e teorias no universo literário, filosófico, artístico, estético e, sobretudo, semiótico. “É um conjunto de várias teorias que vou tentando pensa-las para reconstruir o exercício ou o processo sobre a crítica da arte no nosso contexto”, lê-se na nota de imprensa.

No seu livro, Bahule discute também um conceito não muito falado entre nós – a ideia de cronotopos, que deriva de uma relação entre o tempo e o espaço. E, de acordo com Bahule, pensar o tempo e espaço na criação da arte é, ao mesmo tempo, pensar no processo de doação de sentido – daí o tabuleiro semiótico. “Eu chamo de parasita semiótica, porque a semiótica não se revê num único exercício de crítica; para ela se realizar precisa de outras ciências ou de outros tipos de conhecimento, e eu chamo isto de incesto epistemológico.”

Tabuleiro semiótico [ou] O cálculo da raiz quadrada sai pela chancela da Kuvaninga Cartão d’Arte – editora moçambicana que se dedica à produção de livros com cartão reaproveitado – e conta com as capas produzidas pelo artista plástico Mulalene e trabalho gráfico de Gabriel Chone.  O livro, que inaugura as celebrações dos 10 anos da editora, será apresentado por Evaristo Abreu e Élia Gemuce e com comentários de Leonel Matusse Jr.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos