O País – A verdade como notícia

“Dinheiro da COVID-19” gera manifestação em Nampula

Foto: O Pais

Centenas de pessoas manifestaram-se na manhã de hoje, na cidade de Nampula, contra a alegada exclusão no pagamento do subsídio no âmbito da pandemia da COVID-19. A Polícia foi obrigada a intervir, deteve algumas pessoas e reteve, por algum momento, os jornalistas que faziam a cobertura.

O ambiente de agitação foi protagonizado maioritariamente por mulheres que marcharam até às instalações do Instituto Nacional de Acção Social na cidade de Nampula. Os manifestantes denunciavam a alegada exclusão no pagamento do subsídio mensal de 1.500,00 meticais, dado pelo Governo às famílias vulneráveis por conta da pandemia da COVID-19.

“O que está a acontecer é que nós fomos cadastrados, tiraram-nos fotos, acontece que os nossos nomes não saíram”, denunciou uma das manifestantes e outra acrescentou que “queremos o nosso dinheiro, porque já fizemos inscrição e o nosso dinheiro não está a sair. Há corrupção…há pessoas que vêm e recebem o dinheiro”.

A agitação foi tão grande que a Polícia foi chamada a intervir e efectuou disparos para dispersar os manifestantes. Foram detidas algumas pessoas e alguns jornalistas que se encontravam a fazer cobertura também foram retidos e confiscado o material de trabalho.

“Refiro-me, sobretudo, ao colega Celestino da Media Mais e eu pessoalmente da TV Sucesso foi confiscado o material”, denunciou o jornalista Leonardo Gimo.

A nossa reportagem contactou o delegado do Instituto Nacional de Acção Social na cidade de Nampula, mas este preferiu não se pronunciar sobre o sucedido.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos