O País – A verdade como notícia

Detido cidadão encontrado com certidão de quitação falsa no INSS

Um cidadão, de nome J. D. Chaúque, foi detido terça-feira última, na capital do país, pelas autoridades policiais, como resultado da denúncia feita pela Delegação do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) da cidade de Maputo ao detectar que era portador de uma certidão de quitação falsa, em nome da empresa Business Creative Solutions, Lda.

A descoberta do documento falso, segundo um comunicado de imprensa daquele Instituto chagado a nossa Redacção, aconteceu quando o cidadão em causa pretendia tratar assuntos relativos à empresa onde está vinculado, nos balcões daqueles serviços do INSS.

A certidão de quitação em causa foi extraída no mês de Junho do ano em curso, altura em que a empresa Business Creative Solutions estava em dívida. O montante da dívida desta empresa para com a Segurança Social é de mais de 150 mil meticais, correspondente ao período de Setembro de 2015 a Setembro de 2018.

O processo da detenção de J. D. Chaúque já corre os trâmites legais, ao nível das autoridades policiais, com vista a apurar-se as circunstâncias em que o mesmo terá obtido a referida certidão de quitação.

De referir que a certidão de quitação falsa encontrada com o referido cidadão foi emitida um mês antes do lançamento de certidão de quitação automatizada. No novo modelo informatizado, o contribuinte só consegue imprimir aquele tipo de documento no sistema informático (SISSMO), desde que tenha a situação contributiva regularizada na Segurança Social.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos