O País – A verdade como notícia

Destroços do foguetão chinês descomandado caíram no oceano Índico

Um foguetão chinês caiu na madrugada de hoje no oceano Índico, perto das Ilhas Maldivas, no sul da Ásia. Segundo a agência espacial da China, o incidente aconteceu quando o aparelho retornava à atmosfera terrestre.

O foguetão, que transportava um módulo habitável para uma futura estação espacial chinesa, caiu no oceano Índico, a sul da Índia, durante o retorno à atmosfera terrestre.

Segundo a Rádio e Televisão Portuguesa, foi um voo sem tripulação e provocou uma incerteza sobre o local onde poderia cair.

Num comunicado, a agência espacial da China refere que o aparelho, com perto de vinte toneladas, fragmentou-se em pedaços e espalhou-se pelo mar.

O tamanho do objecto com cerca de 30 metros e perto de 21 toneladas viajava, a uma velocidade de perto de 28 mil quilómetros por hora.

O incidente levou à activação das mais importantes agências de monitoria espacial do mundo, como o Pentágono ou o Serviço de Vigilância e Acompanhamento Espacial da União Europeia.

O lançamento do foguetão ao espaço na semana passada faz parte das 11 missões necessárias para construir e abastecer a futura estação espacial chinesa e enviar uma tripulação de três pessoas até ao final do próximo ano.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos