O País – A verdade como notícia

O Estádio Municipal de Pemba, recinto utilizado pela formação do Baía de Pemba, está a beneficiar de obras de reabilitação, tendo em vista responder aos requisitos exigidos pela Federação Moçambicana de Futebol para acolher jogos do Moçambola. As obras consistem no melhoramento do piso e das bancadas.

A perspectiva é que as referidas obras sejam concluídas antes do arranque da maior prova futebolística nacional previsto para o próximo mês. A reabilitação do recinto surge como resposta às recomendações da Comissão de Licenciamento de Clubes da Federação Moçambicana de Futebol deixadas na última inspecção que efectuou.

O internacional moçambicano,  Geny Catamo,  viu o seu valor de mercado a valorizar na plataforma Transfermarket, subindo  de 4 para 8 milhões de Euros. Geny foi ainda eleito para o melhor onze da vigésima quinta jornada da Liga Portuguesa de Futebol. 

É uma sucessão de eventos incríveis e de sucesso  para Geny Catamo, melhor jogador moçambicano da actualidade. 

E, como tabela, o mais referenciado para dar o salto para a Liga Inglesa, considerada a mais cotada do mundo. 

No dia 8 de Março, a renomada plataforma “Transfermarket” subiu o seu valor de mercado em 100%, passando de 4 para 8 milhões de euros.

Dois dias depois, Geny Catamo  assinou um golaço, confirmando, pois claro, que pode  contribuir para o êxito colectivo em Alvalade. 

E foi determinante para manter o Sporting na liderança da Liga Portuguesa de Futebol.

E não era tudo. Rendidos à sua classe, os jornais “A Bola”, “O  Jogo” e  “Record” elencaram o craque moçambicano para o melhor onze da vigésima quinta jornada da Liga Portuguesa.

O voleibol de praia continua a mostrar serviço e a dignificar o país em eventos internacionais. Ontem, e a provar o seu poderio nas areias, as  voleibolistas  moçambicanas Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga conquistaram a medalha de prata nos Jogos Africanos de Acra 2023.

A dupla moçambicana perdeu, na final do torneio feminino inserido nas olimpíadas africanas, com adversárias do Egipto, por dois “sets” a um. As moçambicanas venceram no primeiro “set” pelo   parcial de 21-12. Já no segundo “set”, as valiosas voleibolistas venceram por 21-17.  

Foi preciso recorrer ao desempate e,  aí, Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga foram mais fortes nos bloqueios e remates, vencendo por 15-9. 

Segunda medalha de prata conquistada nos Jogos Africanos de Acra, depois de Donaldo Paiva ter colocado o país no quadro de medalheiro do evento.

A Porsche Carrera Cup Asia (PCCA) anunciou cinco talentos para a próxima temporada de 2024, destaque para o mais internacional piloto de Moçambique, Rodrigo Almeida, que fará sua primeira temporada completa na Ásia, competindo na corrida R&B pilotando o fantástico carro 911 GT3. 

Rodrigo Almeida tem tido uma forte carreira de júnior, o que despertou interesse na consagrada marca de automóveis Porsche.

Com enorme talento, o piloto moçambicano já conquistou dois pódios no Campeonato Português de GT em 2021 ao comando de um Porsche 911 .

A competição, na qual Rodrigo Almeida irá tomar parte, será reforçada por cinco talentosos jovens pilotos ingressando em suas fileiras como parte do Talent Pool 2024.

A iniciativa Pool faz parte da nossa estratégia de longo prazo, pois traz jovens pilotos promissores para a série para impulsionar a competição e produzir corridas mais emocionantes para os fãs. Estamos ansiosos para apoiar e trabalhar com os pilotos do Talent Pool e cultivando suas habilidades enquanto percorrem alguns dos melhores circuitos da Ásia em 2024.

Rodrigo Almeida, estou muito ansioso por conduzir o Porsche na Carrera Cup Asia, o 911 é fantástico e a sensação é fenomenal, estou muito entusiasmado! 

A equipa R&B e a Porsche receberam-me da melhor maneira possível, um agradecimento especial à Porsche por me ter dado esta oportunidade de participar. Penso que este campeonato vai ser muito competitivo, porque estar num cup é diferente de estar num campeonato normal de GT, vou dar o meu melhor para obter alguns bons resultados e de certeza que vou gostar e aprender algumas coisas novas.

Alexandre Imperatori, gerente da Porsche Carrera Cup Ásia, destacou a integração de Rodrigo Almeida e outros jovens pilotos talentosos: “A temporada 2024 da Porsche Carrera Cup Ásia é parece ser realmente emocionante e estamos muito satisfeitos por ter cinco pilotos promissores como parte do nosso banco de talentos. Alessandro provou sua habilidade com suas atuações em 2023, e estamos muito felizes por ter o oficial Porsche Junior competindo conosco. Da mesma forma, Nazim pilotou muito forte durante a sua primeira Porsche Carrera Cup da Ásia, enquanto Mathys, Rodrigo e Dylan vieram até nós através do Talent Pool Assessment o que nos impressionou com seu desempenho. Estamos ansiosos para ver seu desempenho na pista de corrida este ano e acompanhando-os à medida que se desenvolvem dentro da pirâmide da Porsche.”

Alexandre Gibot, Diretor Geral da Porsche Motorsport Asia Pacific Ltd.: “A Porsche Carrera Cup Asia tem sido uma grande parte do automobilismo na região há mais de duas décadas, e estamos muito satisfeitos em ver a série continuar a se desenvolver em 2024. Como a maior série One-Make da Porsche Motorsport Asia Pacific, o Talent.

A Cidade de Maputo vai arrancar com as provas de basquetebol, a partir deste sábado, com a disputa da Supertaça da capital do país. Costa do Sol e Ferroviário de Maputo, em masculinos e femininos, protagonizam a primeira prova oficial da capital do país.

Em masculinos, o embate vai opor o vencedor do Campeonato da cidade de Maputo da época passada, Ferroviário de Maputo, e o campeão nacional da bola ao cesto, Costa do Sol, as duas melhores equipas da capital do país. Já em femininos, o embate vai envolver as duas melhores equipas do país, nomeadamente campeã e vice campeã da Cidade de Maputo e da Liga Sasol, Ferroviário e Costa do Sol.

Para este ano, a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo tem agendadas mais quatro provas, nomeadamente o Torneio de Abertura; o Torneio Internacional; a Taça Maputo, e o Campeonato da Cidade.

Uma semana depois da Supertaça, inicia a Taça Maputo, que vai envolver 11 equipas, com destaque para a estreia da New Vision e da integração da equipa Sub-20 do Costa do Sol e do Maxaquene B.

Para já, a Comissão de Gestão que comanda a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, encabeçada por Sérgio Itié, Ebinazário Hamela e Naftal Chongo, vai continuar por mais 12 meses, até ao final de 2024.

O vólei de praia foi a única modalidade, de todas que competiram esta quarta-feira, a conseguir o apuramento para a fase de luta pelas medalhas nos Jogos Africanos. Os nadadores moçambicanos ainda melhoraram a sua prestação, mas não tiveram marcas para chegar às respectivas finais.

Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga continuam a trilhar a caminhada rumo às medalhas nos Jogos Africanos de Acra. A dupla feminina voltou a evidenciar-se nas olimpíadas africanas esta quarta-feira, ao derrotarem a dupla ganesa por dois sets a zero, garantindo passagem às meias-finais.

A dupla moçambicana teve que superar muitas dificuldades para chegar a esta fase, depois de ter tido uma primeira fase oscilante, onde em três jogos somou duas vitórias e uma derrota, antes de voltar a vencer nos quartos-de-final.

Ana Paula e Vanessa entraram com pé direito na prova africana ao vencer a dupla da Serra Leoa por 2-0, antes de perder o segundo jogo diante do Ruanda, por 1-2. Teve que disputar o terceiro jogo para saber se qualificava aos quartos-de-final, e Angola foi o adversário.

A dupla moçambicana acabou por vencer e garantir o apuramento aos quartos-de-final e diante da Juliana Aryee e Turku, a dupla do Gana, acabou por vencer tranquilamente.

Esta quinta-feira a dupla vai disputar o acesso à final, à procura de conquistar a prova e conquistar mais uma medalha para o país, que soma, até ao momento, apenas uma medalha, de prata, através de Donaldo Paiva, no Xadrez.

Sorte diferente teve a dupla masculina que ficou pelo caminho após derrota diante da dupla do Botswana. Num embate entre atletas que se conhecem bem, não fossem os circuitos organizados pela Confederação Regional da modalidade, a dupla moçambicana sucumbiu por 1-2 e viu esfumar-se o sonho de continuar na luta pelas medalhas.

Osvaldo Mungói e José Mondlane, que também tiveram duas vitórias, diante da Nigéria (2-1) e Burundi (2-0), e uma derrota frente a África do Sul (2-0), chegou aos quartos-de-final já sem pernas suficientes para fazer face a George Chiswaniso e Sekao Jack, que tiveram apenas dois jogos na fase regular, onde venceram os dois jogos por 2-0.

O resultado acabou por ser o fim do sonho de Moçambique de conquistar duas medalhas nesta modalidade.

 

NATAÇÃO FALHA FINAIS DESTA QUARTA-FEIRA

Na modalidade de natação, onde os nadadores nacionais estiveram em acção, não houve sucesso, pese embora tenham melhorado as suas prestações. Todos falharam o acesso às finais por não terem alcançado as marcas suficientes para chegarem às decisões.

Alicia Mateus, nos 50 metros livres, terminou em segundo lugar na sua série, com tempo de 29 segundos e 67 centésimos, mas curiosamente na sua série nenhuma nadadora qualificou-se à final.

Denise Doneli terminou na penúltima posição na categoria dos 50 metros livres e ficou pelo caminho, tal como Mattew Lawrence, que também foi penúltimo na sua série dos 50 metros livres.

Na mesma categoria dos 50 metros livres, Cleyton Munguambe foi último da sua série e também ficou pelo caminho.

Já Caio Lobo, na categoria de 200 metros, terminou na terceira posição com tempo de dois minutos, 19 segundos e 94 centésimos, quase 13 segundos atrás do vencedor da série, mesma posição alcançada por Kaio Faftine, na sua série, este com o tempo de dois minutos, catorze segundo e doze centésimos.

Todos nadadores falharam o acesso às finais da provas de natação.

 

BOXE ENTRA EM ACÇÃO ESTA QUINTA-FEIRA

Depois das eliminações sem sucesso dos atletas de natação e judo, bem como da participação do Xadrez com uma medalha, agora é a vez do boxe entrar em acção nos Jogos Africanos em representação de Moçambique.

Depois de falharem a penúltima etapa de apuramento aos Jogos Olímpicos realizada na Itália por falta de inscrição, os pugilistas têm uma oportunidade de se vingarem e procurarem medalhas nesta prova.

Trata-se de Alcinda Panguana, Rady Gramane, Isabel Mulungo, Benilde Macaringue, Armando Sigauque, Albino Gabriel e Tiago Muxanga que vão procurar chegar o mais longe possível nas suas categorias e defenderem os títulos conquistados nas últimas edições dos Campeonatos Africanos de Boxe, quer em Maputo, assim como em Yaoundé.

O quadro de medalhas dos Jogos Africanos continua a ser liderado pelo Egipto, seguido da Nigéria e Argélia. África do Sul é quarto classificado, enquanto Angola e Moçambique, na 20ª e 21ª posições, são os únicos PALOP medalhados, nomeadamente com prata.

O internacional moçambicano Nelson Manuel está fora da convocatória da selecção nacional de futebol de praia, que participa, a partir de domingo, no Torneio COSAFA, em Durban, África do Sul.

O atleta do Ferroviário de Maputo encontra-se lesionado. Segundo o seleccionador nacional, Saidate Moveia, o melhor jogador africano só poderá recuperar-se dentro de duas semanas, não podendo, por isso, dar concurso no combinado nacional. Esta é a primeira vez que o melhor marcador de Moçambique falha uma competição internacional.

“Sentimos muito pela sua ausência. Falei com ele ainda hoje para o confortar. Não podemos contar com ele, mas temos outros jogadores disponíveis que vão dignificar da melhor forma o país”, anota Saidate Moveia.

O seleccionador nacional chamou para a missão COSAFA um total de 14 jogadores, dos quais dois guarda-redes, três defesas, oito alas e um pivô. É com esses jogadores que Moçambique vai apresentar-se nesta prova de carácter regional.

Moçambique pretende, nesta prova, tal como anotou Saidate Moveia, fazer o seu percurso jogo a jogo.

“Vamos trazer ideias inovadoras, tendo em vista o nosso objectivo, que passa por conquistar a prova. Acima de tudo, temos de manter aquilo que foi feito nos anos passados nesta prova. Acreditamos que é possível fazer melhor, até porque temos um grupo muito ambicioso e trabalhador”, disse Moveia.

Durante o estágio de 12 dias , em solo pátrio, o conjunto nacional efectuou 18 unidades de treino, viradas essencialmente para componente técnica e física.

O combinado nacional vai defrontar o jogo inaugural, partida marcada para o próximo domingo, a sua congénere do Marrocos, para depois, medir forças com a Tanzânia e Angola nas jornadas subsequentes.

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) diz que estão criadas todas as condições logísticas para que a selecção nacional tenha uma prestação condigna na COSAFA. A delegação moçambicana parte, esta sexta-feira, para Durban, numa viagem terrestre, tal como deu a conhecer o secretário-geral da FMF, Hilário Madeira.

Geny Catamo marcou um dos três golos que deram vitória ao Sporting diante do Arouca. Além do golo, o internacional moçambicano teve uma prestação assinalável, que mereceu destaque na imprensa portuguesa.

O Sporting continua a viver o seu melhor momento. Os “leões” reforçaram, este domingo, o estatuto de líderes da primeira liga portuguesa, ao derrotar o Arouca, por 3-0.

O protagonista das primeiras linhas da história do jogo foi o inevitável Gyokeres, que colocou a equipa em vantagem, num lance em que surgiu desguarnecedo dentro da grande área. A equipa leonina estava no seu melhor momento e, por isso mesmo, sufocava o seu adversário.

Destemido, o Arouca não se abalou, correndo atrás do prejuízo. Além de criar oportunidades de de golo, este emblema dificultou as acções dos “leões”, que tiveram de puxar a sua experiência para fazer a diferença.

Faz parecer fácil! Geny Catamo, abriu o livro e dele retirou um dos capítulos que o identificam: magia e eficácia. Com o seu pé esquerdo tirou do caminho dois adversários do caminho e colocou a bola no fundo das malhas. O internacional moçambicano já soma quatro golos e igual número de assistências.

Apesar de estar em desvantagem, o Arouca em nenhum momento desistiu do jogo. Fez de tudo para mudar o rumo da partida. Ainda assim, não consegui atinar com a baliza do conjunto leonino. Coube a Hjulmand fechar as contas. Surgiu no sítio certo e no momento certo, marcando o terceiro e último golo da partida.

O Sporting segue na liderança da prova, agora com 62 pontos, mais um que o Benfica. Na próxima jornada a equipa de Ruben Amorim recebe o Boavista.

O Desportivo Maputo vai ter novos corpos gerentes a partir  do dia 16 deste mês, data para a qual está marcada a assembleia-geral do clube. Na reunião deverá, em princípio, ser eleita uma Comissão de Gestão, que vai conduzir os destinos do clube até à realização, nos próximos 45 dias, da eleição do novo presidente. A informação foi avançada por Adelino Xerinda, vice-presidente do Desportivo Maputo.

Dois dias após a renúncia de Paulo Ratilal ao cargo de presidente do Desportivo Maputo, o clube chamou a imprensa para falar sobre os contornos do assunto. Segundo Adelino Xerinda, a decisão de Ratilal aconteceu numa altura em que o clube preparava a realização da assembleia-geral, que tinha como um dos principais pontos de agenda o preenchimento de algumas vacaturas da direcção, com a renúncia do presidente da mesa da assembleia-geral e do conselho fiscal.

Com a renúncia de Ratilal, o clube viu-se obrigado a protelar a assembleia-geral, reunião que estava marcada para amanhã (sábado) na sede das “águias”. Nesse sentido, a assembleia está remarcada para dia 16 deste mês, na sede do clube.  Segundo Xerinda, será seguida a agenda que tinha sido previamente definida.

“Nessa assembleia, vamos fazer a apresentação de uma proposta para a eleição do novo corpo gerente ou de uma comissão de gestão, que vai gerir o clube até à realização de um novo escrutínio que, em princípio, deverá ser nos próximos 45 dias”, explica Adelino Xerinda.

O dirigente assegura que, apesar da renúncia de Paulo Ratilal, o clube continua a funcionar normalmente.

“Existem membros da direcção que era liderada por Paulo Ratilal que estão a tomar conta do clube. O clube não está abandonado, pois as actividades estão a decorrer a um ritmo satisfatório”, anota, ajuntando que todas as equipas estão a competir e que o processo de preparação para a próxima assembleia está a acontecer conforme o previsto.

+ LIDAS

Siga nos