O País – A verdade como notícia

Desportivo Maputo confirma presença na liguilha de acesso ao Moçambola-2022

Foto: O País

O Desportivo Maputo é a segunda equipa a garantir presença na liguilha de apuramento ao Moçambola 2022, que terá lugar brevemente em Vilankulo, após sofrer mais uma derrota no campeonato nacional de futebol, diante do Incomáti de Xinavane, por uma bola sem resposta.

Os “alvi-negros” já não conseguem chegar a pontuação que garanta a manutenção directa na prova, na edição do próximo ano, uma vez que, com a derrota, continua a somar 16 pontos, há 10 dos “açucareiros”, últimos da manutenção, quando faltam ainda por disputar duas jornadas.

Ou seja, mesmo que o Desportivo Maputo vença os dois jogos que faltam, diante do Ferroviário de Nampula e Associação Desportiva de Vilankulo, não consegue somar 10 pontos para garantir a manutenção directa.

Assim, os “alvi-negros” tornam-se na segunda equipa a confirmar presença na liguilha, depois do Textáfrica do Chimoio, que neste sábado empatou sem abertura de contagem diante do Costa do Sol, e mantém-se na cauda, agora com 14 pontos.

Desportivo Maputo e Textáfrica do Chimoio ficam a espera da terceira equipa que vai disputar a única vaga do Moçambola 2022, para totalizar 12 equipas, uma redução em duas, comparativamente a esta temporada.

Matchedje de Mocuba e Incomáti de Xinavane são os candidatos a essa vaga na liguilha, pese embora os “militares” de Mocuba estejam mais próximos de disputar essa etapa, uma vez que estão a seis pontos dos “açucareiros” na tabela classificativa.

Facto é que o Incomáti só não garante agora a manutenção directa devido ao confronto directo com o Matchedje de Mocuba, já que no canavial houve empate a um golo e em Quelimane os “militares” venceram por 3-0. Vale isto dizer que em caso de derrotas do Incomáti nas duas últimas jornadas, diante do Ferroviário de Nacala (fora) e Black Bulls (em casa), e vitórias do Matchedje de Mocuba frente ao Ferroviário de Maputo (fora) e União Desportiva de Songo (em casa), terminando a prova em igualdade pontual, a turma da Zambézia garante a manutenção e a turma de Xinavane segue para liguilha.

Facto mesmo é que o Matchedje de Mocuba tem jogos mais difíceis em relação ao Incomáti de Xinavane, que só precisa de um empate para garantir a manutenção.

A última equipa que vai disputar a liguilha com o Textáfrica do Chimoio e o Desportivo Maputo será conhecida nas próximas duas jornadas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos