O País – A verdade como notícia

Desmond Tutu destacado como “figura incontornável da África contemporânea”

Foto: Notícias ao Minuto

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou hoje que o arcebispo emérito sul-africano, Desmond Tutu, amou infinitamente a liberdade e foi uma figura incontornável da África contemporânea.

“Faleceu Desmond Tutu, aos 90 anos. Amigo de Nelson Mandela, lutou pacificamente contra o apartheid, denunciou todas as formas de discriminação e amou infinitamente a liberdade”, escreveu o Chefe de Estado cabo-verdiano, citado pelo Notícias ao Minuto.

“Mais uma estrela negra que se destaca no firmamento universal. Apresento à família enlutada e ao povo da África do Sul as minhas sentidas condolências”, terminou a mensagem do mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana.

Desmond Tutu, arcebispo emérito sul-africano e vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1984 pelo seu ativismo contra o regime de segregação racista do ‘apartheid’, morreu no domingo aos 90 anos, na sequência de um cancro da próstata, na Cidade do Cabo.

O funeral do arcebispo anglicano sul-africano vai realizar-se no próximo sábado na Catedral de São Jorge, a sua antiga paróquia na Cidade do Cabo, anunciou a sua fundação.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos