O País – A verdade como notícia

Desapareceu “Sr. Presidente” no Niassa

É uma pura verdade: desapareceu “Mr. President”, “Sr. Presidente”, em português, e foi mesmo na Reserva Especial do Niassa. Decorreram buscas por via terrestre e aérea, mas até sábado não se sabia do seu paradeiro.

Afinal de contas, onde anda o “Sr. Presidente”?! Nunca houve tanto trabalho de sobrevoo na Reserva Especial do Niassa envolvendo o número 1 do país, em inglês, Very Important Person (V.I.P). Aconteceu no sábado, mas antes disso já tinha começado a incessante busca envolvendo helicópteros e uma equipa experiente que contou com o renomado veterinário Lopes Pereira, que também é director do Serviço de Protecção e Fiscalização na Administração Nacional das Áreas de Conservação.

Se concordarmos que a qualidade dos sujeitos determina o grau de tratamento, então devem imaginar o que significa o desaparecimento do “Sr. Presidente”! Por acaso as buscas, no sábado, não foram fáceis. Basta lembrar que a Reserva Especial do Niassa tem 42 mil km2, abrangendo 8 distritos, sendo seis do Niassa e dois de Cabo Delgado.

Mas voltando ao essencial. Não se compreende como é que “Mr. President” sumiu do mapa porque em Novembro de 2018 ele recebeu a coleira electrónica com a referência WCSM50 4BBF e era mesmo para com recurso ao satélite conseguir-se monitorar os seus movimentos, porque parece que é ou era líder de um “governo/manada” que frequentemente apoquentava as comunidades na zona tampão da Reserva. Lembre-se que “Mr. President”, é nome de baptismo de um elefante, que recebeu a coleira das mãos do Presidente da República e este sábado, Filipe Nyusi pretendia voltar a tocá-lo para o trocar essa coleira que deve ser feito de dois em dois anos.

Sucede que não tendo sido localizado, o verdadeiro Sr. Presidente, no seu estilo próprio de gentileza, decidiu mandar localizar outro elefante, supostamente irmão do “Mr. President” e o colocou a coleira electrónica e depois o baptizou de “Gentleman”. Esta é a verdadeira história do Presidente da República que esteve nas buscas, sem sucesso, do “Sr. Presidente do Niassa” e acabou terminando de forma gentil.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos