O País – A verdade como notícia

Desabamento de mina faz quatro mortos em Manica

Quatro integrantes de uma associação de mineração artesanal de ouro morreram soterradas na última quinta-feira em consequência de desabamento de uma mina no povoado de Nhamakwiyo em Sussundenga, província de Manica.

As vítimas mortais estavam em plena actividade e se presume que a mina tenha desabado devido às chuvas intensas que se registaram no distrito, tornando os solos lamacentos e susceptíveis àquele tipo de incidente.

A administradora daquele distrito explicou ao “O País” que por volta das 16 horas o solo desabou enquanto os mesmos estavam debaixo da mina, acrescentando que das vítimas três eram jovens residente no e um adulto.

“Tomámos conhecimento e houve intervenção, tanto a nossa, da PRM e dos bombeiros. Conseguimos retirar três corpos no primeiro dia e no dia seguinte, um corpo. E todos os corpos foram depositados na morgue do Hospital distrital”, explicou Rosa Bias.

Bias disse que no dia da tragédia não choveu tanto naquela zona, aventando a hipótese da fragilidade dos solos ter precipitado o incidente.

“O Presidente da Associação ter-lhes-ia alertado sobre o perigo que incorriam ao efectuar actividades de garimpo depois das chuvas e inclusive arrancou-lhes os instrumentos, mas volta-e-meia foram comprar outros instrumentos e desceram à mina a revelia do seu representante”, anotou.

A dirigente apelou, por outro lado, para a necessidade de maior precaução na extracção mineira para evitar tragédias como a que na última quinta-feira semeou luto em cinco famílias do distrito de Sussundenga.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos