O País – A verdade como notícia

Derby de Manchester na mira dos amantes do futebol

Fotos: EPL

Arranca mais uma jornada, e, com ela, mais uma “avalanche” de jogos que prometem entusiasmar os adeptos do futebol um pouco por todo o mundo. Em Inglaterra, o Manchester City-Manchester United, a contar para a 28.ª jornada da Premier League, é a partida de destaque desta semana.

No Etihad Stadium, domingo à noite, os seguidores da Premier League terão a oportunidade de se deliciar desta aliciante partida. Embora o United não seja mais um candidato potencial ao título, o duelo entre estas duas formações continua a ser um dos melhores jogos de Inglaterra e do mundo para se assistir.

A rivalidade entre os dois colossos do futebol mundial remonta ao início da década de 1890 e abrange 180 partidas até o momento. Os “Red Devils” conquistaram 73 vitórias em comparação com 53 para os Citizens, enquanto 52 jogos saíram empatados.

A equipa de Pep Guardiola há quase um ano foi derrotada, por 2-0, a 7 de Março de 2021, no último duelo da última temporada. O United vai para este embate depois de empatar sem abertura de contagem frente ao penúltimo classificado, Watford. O City vem de uma vitória for a por 1-0 sobre o Everton, mantendo actualmente a 1ª posição, com 66 pontos, mais 6 que o surpreendente Liverpool, que segue embalado na perseguição ao líder, e que tem um jogo a menos.

É, de resto, um encontro de “gigantes” e a partida promete ser muito interessante, uma vez reunir dois integrantes do “Big Six”. Vale ressaltar que os “Red Devils” foram os mais felizes, até agora, com 77 vitórias contra 56 do City, que na primeira volta, em Novembro, venceu, por 2-0, e é evidente que os Citizens são mais fortes e vão querer cimentar a sua liderança na prova.

O Manchester City chega a Março actuando ao mais alto nível. A equipa é uma das melhores do mundo e desempenha um futebol bonito. Todavia, nem sempre o jogo mais “vistoso” vence e o esquadrão de Pep Guardiola já sofreu com isso, mais de uma vez. Assim, o clube precisará ter muita atenção para vencer mais uma partida no Campeonato Inglês.

Por outro lado, o Manchester City segue oscilando muito. A formação liderada por Ralf Rangnick é uma equipa com unidades de destaque, no entanto não consegue ter uma sequência de vitórias e acaba ficando distante das primeiras posições. Entretanto, Man. United confirmou esta semana a procura de um novo treinador. O nome escolhido substituirá Rangnick que assumiu interinamente o cargo e, ao final da temporada, vai actuar como consultor do clube que ocupa a quarta posição da Premier League.

Em suma, o jogo tem um favorito, o Manchester City. Entretanto, o favoritismo não ganha jogos. O Manchester United vai adoptar uma postura defensiva e tentar aproveitar algum erro dos anfitriões.

CHELSEA VISITA BURNLEY PARA MANTER POSIÇÃO

A STV transmite, sábado, às 17h00, o duelo Burnley vs Chelsea, inserido na 28ª jornada da Premier League. Ainda no sábado, a seguir ao Jornal da Noite, o canal onde a “gente se vê” transmite em diferido a partida Stuttgart vs Borussia Mönchengladbach. No domingo, às 16h00, a Stv leva até aos telespectadores as emoções do jogo Fiorentina vs Hellas Verona.

Tentando subir mais um degrau rumo na perseguição ao segundo classificado, o Chelsea desloca-se sábado a Turf Moor para um jogo no qual não deverá encontrar maiores dificuldades para vencer. Os anfitriões, com 21 pontos, praticamente cumprem calendário.

Terceiro posicionado, com 50 pontos, o Chelsea quer melhorar este número para se aproximar do Liverpool, que soma 60 pontos. Embora longe do primeiro classificado, a equipa comandada por Thomas Tuchel venceu 14 dos 25 jogos entre ambos, perdeu apenas 3 no Campeonato Inglês e não deverá ter problemas para este confronto.

 

UCRÂNIA: LIGA INGLESA COM VÁRIAS DEMONSTRAÇÕES DE SOLIDARIEDADE NESTA RONDA

Os capitães dos 20 clubes da liga inglesa de futebol vão usar braçadeiras com as cores da Ucrânia, naquela que será uma de várias demonstrações de solidariedade agendadas para a jornada 28, anunciou a organização da prova.

No seu site oficial, a Premier League explicou que entre os dias 5 e 7 de Março, na 28.ª ronda, além das braçadeiras com as cores referentes à Ucrânia, será feito “um momento de reflexão e solidariedade antes” do início de cada jogo e que nos ecrãs gigantes dos estádios serão exibidas as palavras “futebol juntos”, tendo como pano de fundo o azul e o amarelo.

“A Premier League e os nossos clubes rejeitam de todo o coração as acções da Rússia e mostrarão apoio ao povo da Ucrânia em todos os jogos deste fim-de-semana. Apelamos à paz e nossos pensamentos estão com todos aqueles que foram impactados”, lê-se na nota divulgada pela organização.

O primeiro duelo será entre o Leicester City e o Leeds United, numa ronda que tem como atracção o dérbi de Manchester entre City e United.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos