O País – A verdade como notícia

Deputados apreciam positivamente proposta da revisão da Lei das autarquias

Iniciou hoje a III sessão extraordinária da Assembleia da República (AR), durante a sessão as três bancadas parlamentares da AR apreciaram positivamente a proposta da revisão da Lei das Autarquias apresentada hoje.

A bancada da Frelimo disse que o modelo de descentralização resulta do diálogo político entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o então presidente da Renamo, Afonso Dhlakama.

“Tem dois pontos de agenda, a governação centralizada das províncias ou simplesmente a desmilitarização e desmobilização dos homens armados da Renamo”, disse o  deputado da Frelimo, Manuel Vaz Concelo.

Já a Renamo na voz do deputado, António Muchanga, diz que com o novo modelo de eleição terá apenas uma urna.

“Isso quer dizer que reduz os custos que representam os boletins de voto que cairiam na segunda urna, reduz o tempo de escrutínio, porque os membros das mesas de voto irão escurtinar os votos de uma urna apenas”.

A bancada do MDM diz que o modelo de eleição é uma inovação exemplar que leva a prerrogativa conferida a assembleia autárquica, de demitir o presidente do conselho autárquico.

“Constitui um verdadeiro exercício democrático no seio do órgão, e que, vem fortalecer os desafios do poder local dando lugar a uma maior participação dos cidadãos na busca de soluções aos problemas da sua comunidade”.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos