O País – A verdade como notícia

Depressão tropical segue em direcção à Niassa e Cabo Delgado

O Instituto Nacional de Metereologia  (INAM) alerta que a depressão tropical que afectou alguns distritos de Nampula segue em direcção à província do Niassa, onde será registada precipitação na ordem dos 100 a 200 milímetros. 

"Neste momento, o sistema está no interior dos distritos de Nampula e isso vai-se manter todo dia de hoje, progredindo e a direcção que irá tomar é a província do Niassa.  Mas não se descarta a possibilidade de trazer chuvas para o norte da província da Zambézia. A província do Niassa vai ter chuvas fortes", alertou Acácio Tembe.

O INAM diz ainda que  a  província de Cabo Delgado,  no norte,  pode  ser afectada  pelo sistema que, em Nampula, evoluiu até o estágio de depressão tropical.

"Sabemos que, neste momento, a região de Cabo Delgado está a sofrer influência da zona de convergência tropical e, com este fenómeno, vai intensificar a zona de convergência o que vai trazer muita precipitação. Esta chuva vem acompanhada por  descargas atmosféricas e ventos com rajadas fortes".

O INAM apelou às pessoas a ficarem dentro das duas casas com as janelas fechadas, assim como a quem tiver electrodomésticos a manter desligados para "evitar problemas".

"É preciso evitar andar em locais abertos, nas estradas, porque temos muitos postes tombados  e arvores caídas. Isso pode trazer problemas por causa do efeito da energia eléctrica".

INGC assiste afectados

No âmbito da pronta resposta à calamidades naturais, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades procedeu, hoje, na Ilha de Moçambique, à entrega de diverso material às pessoas afectadas pela passagem da depressão tropical.

Trata-se de kits de abrigo, em número de 70, para uma família cada, 50  rolos plásticos para  famílias com oito pessoas, 30 lager para latrinas e cinco caixas de roupa.

Por outro lado, o INGC assegurou que estão à caminho três toneladas de arroz, 300 quilos de feijão e quantidade não especificada de sal, açúcar e óleo.

O INGC reuniu-se hoje para fazer um balanço geral, sendo que amanhã irá avançar mais dados actualizados.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos