O País – A verdade como notícia

Democratas aprovam orçamento provisório de Trump

O Shutdown (paralisação administração) nos Estados Unidos chegou ao fim e o governo norte-americano está assim mais próximo de voltar a funcionar normalmente. O senado aprovou, esta segunda-feira, o orçamento provisório da administração Trump, adianta o New York Times, citado pelo Notícias ao Minuto. Para acabar com o impasse, foi necessário que os senadores democratas se juntassem aos republicanos para aprovar dessa forma a proposta.

"Em poucas horas o governo vai reabrir. Temos muito a fazer", disse o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

No entanto, esta votação não termina imediatamente com o Shutdown. Na prática, o Senado ainda tem de garantir que o orçamento proposto seja aprovado numa votação final. Depois terá ainda de ser aprovado pela Câmara dos Representantes. Algo que é visto como uma mera formalidade.

Mas esta votação favorável dos democratas só foi possível com uma cedência dos líderes republicanos, que comprometeram-se em analisar a situação dos dreamers, imigrantes ilegais que chegaram aos Estados Unidos quando eram crianças e que correm risco de deportação.

A aprovação deste pacote orçamental surge depois de um fim-de-semana de negociações entre um grupo bipartidário de 20 senadores.

A paralisação dos serviços federais norte-americanos vigorava desde a meia-noite de sábado, precisamente no dia em que se assinalou o primeiro aniversário desde a tomada de posse de Donald Trump, escreve a RTP. Milhares de funcionários ficaram impedidos de trabalhar e espaços como os parques naturais ou museus estiveram inacessíveis nos últimos três dias.

O último shutdown do Governo federal norte-americano tinha ocorrido em outubro de 2013, durante a presidência de Barack Obama. Na altura, o bloqueio orçamental levou a 16 dias de paralisação total de grande parte dos serviços nos Estados Unidos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos