O País – A verdade como notícia

Democratas aprovam orçamento provisório de Trump

O Shutdown (paralisação administração) nos Estados Unidos chegou ao fim e o governo norte-americano está assim mais próximo de voltar a funcionar normalmente. O senado aprovou, esta segunda-feira, o orçamento provisório da administração Trump, adianta o New York Times, citado pelo Notícias ao Minuto. Para acabar com o impasse, foi necessário que os senadores democratas se juntassem aos republicanos para aprovar dessa forma a proposta.

"Em poucas horas o governo vai reabrir. Temos muito a fazer", disse o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

No entanto, esta votação não termina imediatamente com o Shutdown. Na prática, o Senado ainda tem de garantir que o orçamento proposto seja aprovado numa votação final. Depois terá ainda de ser aprovado pela Câmara dos Representantes. Algo que é visto como uma mera formalidade.

Mas esta votação favorável dos democratas só foi possível com uma cedência dos líderes republicanos, que comprometeram-se em analisar a situação dos dreamers, imigrantes ilegais que chegaram aos Estados Unidos quando eram crianças e que correm risco de deportação.

A aprovação deste pacote orçamental surge depois de um fim-de-semana de negociações entre um grupo bipartidário de 20 senadores.

A paralisação dos serviços federais norte-americanos vigorava desde a meia-noite de sábado, precisamente no dia em que se assinalou o primeiro aniversário desde a tomada de posse de Donald Trump, escreve a RTP. Milhares de funcionários ficaram impedidos de trabalhar e espaços como os parques naturais ou museus estiveram inacessíveis nos últimos três dias.

O último shutdown do Governo federal norte-americano tinha ocorrido em outubro de 2013, durante a presidência de Barack Obama. Na altura, o bloqueio orçamental levou a 16 dias de paralisação total de grande parte dos serviços nos Estados Unidos.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos