O País – A verdade como notícia

Delma Zita: entre o céu e a terra

Fotos: NMJC

A internacional basquetebolista moçambicana Delma Zita sagrou-se campeã da Western Junior College Athletic Conference  (WJCAC), conferência da liga júnior de basquetebol dos EUA, para além de ter sido eleita a melhor defensora do ano. No New Mexico Junior College, evoluem também as moçambicanas Sandra Magoliço e Madina Câmara.

Veni, vidi, vici. Tão curto espaço de tempo, tanto talento espalhado no basquetebol colegial norte americano.

Pérola da Bela Rosa, onde deu os primeiros passos antes de “beber” de alguma técnica na Universidade Pedagógica e, depois, seguir ao Ferroviário de Maputo que lhe projectou para o estrelato com a conquista de dois africanos de clubes e tantos outros títulos internos, Delma Zita arrasou na Western Junior College Athletic Conference  (WJCAC).

Em época de sonho, na primeira aventura pelas “Lady T-Birds”, a promissora base moçambicana foi simplesmente cinco estrelas.

Senão vejamos: campeou na Western Junior College Athletic Conference  (WJCAC) após vitória do New Mexico Junior College diante do Clarendon College (69-58). Determinante, Zita foi a segunda melhor cestinha da sua instituição com 14 pontos, seis assistências e quatro ressaltos em 35 minutos na quadra (foi a atleta mais utilizada).

Individualmente, e em resultado claro da sua influência, foi nomeada como melhor defensora da Western Junior College Athletic Conference  (WJCAC) com um total de 110 roubos de bola (“steals” para os americanos).

A “rookie” no “Afrobasket” 2019, em Dakar, Senegal, foi ainda indicada para a melhor equipa do ano – (2021-22 WJCAC All-Conference Women’s Basketball Team) – juntamente com a sua compatriota Célia Sumbane (a evoluir no South Plains College), Bella Green, Ashala Moseberry, Danna Grenald, Shalance Montoya, Mah Minthe, Precious Cowan, Ornella “LaLa” Niankan, Dana Thompson, Aileen Marquez, Célia Sumbane, Viktoria Ivanova e Makayla Escue.

Com notável aproveitamento nos lançamentos de campo (média de 50.8%), Delma Zita teve a terceira melhor percentagem, atrás de S. Montoya do Western Texas College (57.7%) e  D. Grenald  do New Mexico Junior College (50.7%).

Na sua página do “twiter”, o NMJC não só se rendeu à classe de Delma Zita como também não poupou elogios a base: “Parabéns a Delma Zita por ter sido nomeada melhor defensora do ano da WJCAC! Delma teve as mãos quentes, obtendo um total de 109 roubos de bola no ano”, destaca.

Os dados estatísticos de Delma Zita indicam que, em todos os jogos (30), contabilizou 876 minutos (média de 29.2 minutos por jogo). Com uma percentagem de 49.1% de aproveitamento, Zita concretizou 141 em 287 lançamentos de campo.

Recomenda-se uma melhoria ao nível dos tiros exteriores, onde apresenta uma fraca percentagem 15.6% (7 em 15 lançamentos), o que contrasta com os seus targets ao nível da linha de lances livres com 70.6% (12 em 17).

MVP do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino de 2019, Delma Zita tem ainda o registo de 109 ressaltos (26 ofensivos e 83 defensivos), perfazendo uma média de 3.1 ressaltos/jogo.

Forte a defender, como defendem os críticos da Western Junior College Athletic Conference  (WJCAC), Delma Zita conseguiu ainda 110 roubos de bola, 94 assistências e 97 “turnovers”.

Zita iniciou a sua formação no projecto Bela Rosa do entusiasta e mordaz Narcilo Nhacila, passando depois pela Universidade Pedagógica onde jogou simultaneamente nos juniores e seniores (ainda com idade de juniores). Era, pelo seu enorme talento, inevitável que o Ferroviário de Maputo a contratasse.

Nesta colectividade, foi campeã nacional pelos escalões de juniores em duas ocasiões. Na segunda época, foi lançada para a extinta equipa sénior feminino do Ferroviário das Mahotas (que se sagrou vice-campeã nacional em 2018) ainda com idade de juniores.

A meio do ano, foi integrada na equipa principal onde não só foi campeã nacional como atingiu o apogeu ao conquistar a Taça dos Clubes Campeões Africanos em 2018, em Maputo, e 2019, no Cairo, Egipto.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos