O País – A verdade como notícia

Délcio e Aldevino em trânsito para Hamburgo exibem medalhas de Sal

Depois do terceiro lugar no Campeonato Africano de Vólei de Praia, a dupla moçambicana composta por Délcio Soares e Aldevino Nuvunga conquistou os 1ºs Jogos Africanos de Praia no passado domingo e ontem, quarta-feira, chegou a Maputo para exibir as medalhas conquistadas. Chegaram empunhando as medalhas conquistadas na sua especialidade de vólei de praia e à espera, apenas os dirigentes federativos e familiares. Desta vez, os dirigentes governamentais pautaram pela ausência, na recepção aos campeões africanos. Campeonato africano que não foi fácil de conquistar, mesmo tendo sido de forma invicta.

Os dois atletas dizem mesmo que estiveram ansiosos durante toda competição, mas que no final a felicidade por conquistar a prova foi mais valorizada.

Na primeira fase da prova, a dupla esteve no mesmo grupo com Gâmbia e República Democrática do Congo, onde venceu os dois jogos, qualificando-se aos quartos-de-final, onde derrotou a dupla do Quénia, antes de cruzar caminho dos angolanos, nas meias-finais. Nem mesmo aí a dupla moçambicana teve dificuldades, até chegar a final, onde encontrou o Gana e “despachou” mais essa dupla, por dois sets a zero, mostrando a sua grandeza e confirmando o favoritismo na prova.

Na Ilha do Sal, Cabo Verde, esteve também a dupla feminina que não passou da primeira fase da prova, após ter vencido a Namíbia e a República Democrática do Congo e perdido com o Marrocos. Marrocos e Namíbia também somaram duas vitórias e tiveram uma derrota, terminando empatados com Moçambique, mas a diferença de pontos nos sets, acabou ditando o afastamento da dupla moçambicana. Ainda assim, o balanço da participação desta dupla feminina é positivo, tendo em conta que estava num grupo considerado “de morte”. Basta lembrar que Marrocos acabou vencendo a prova, derrotando a final, curiosamente, a Namíbia, duas duplas que estiveram no mesmo grupo da dupla moçambicana.
 
Dupla partiu ontem para o mundial de Hamburgo
Facto mesmo é que a dupla esteve apenas de passagem por Maputo, uma vez que na tarde da mesma quarta-feira deixou Maputo com destino a Hamburgo, Alemanha, onde vai participar no mundial da modalidade. Ou seja, chegou por volta 07 horas da manhã e às 14 horas já levantava voo para Europa, mais concretamente na Alemanha, para o campeonato do mundo. Uma prova que vai servir mesmo para ganhar experiência e chegar o mais longe possível, segundo disseram, tendo em conta que será uma competição de constelação de voleibolistas de grande nível mundial.

No mundial de vólei de praia, Délcio Soares e Aldevino Nuvunga querem mesmo rodar ainda mais, por forma a atacar os Jogos Africanos, a pensar nas eliminatórias de qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Nesta nova aventura pelas praias mundiais, a dupla vai acompanhada pelo Secretário-Geral da Federação Moçambicana de Voleibol, Pelágio Pascoal.
 
Atletas clamam por mais apoios
O vólei de praia já começa a reclamar apoios para as suas participações em provas internacionais. Depois de ver tremida a sua participação no Campeonato Mundial de Vólei de Praia, que vai ter lugar em Hamburgo, Alemanha, de 28 de Junho a 09 de Julho próximo, devido ao défice de pouco mais de 400 mil meticais, a dupla moçambicana diz ser o momento do governo e parceiros empresariais começarem a olhar para a modalidade com mais segurança. Para Délcio Soares e Adelvino Nuvunga, o voleibol, em particular o vólei de praia, já demonstrou que tem capacidades de trazer muitas medalhas para o país, tal como vem acontecendo, tanto nos seniores assim como nos sub-21, em ambos os sexos.

Aliás, em sub-21, Moçambique é bi-campeão africano em ambos os sexos, enquanto em seniores têm estado sempre no pódio, tal como aconteceu em Abuja, Nigéria, em Abril passado, em que terminou na terceira posição, conquistando a medalha de bronze.

As próximas provas desta dupla, que conta com cerca de oito meses de “casamento” são os XII Jogos Africanos que terão lugar em Rabat, Marrocos, de 23 de Agosto e 03 de Setembro próximos.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos