O País – A verdade como notícia

De novo, tempestade tropical ameaça Moçambique

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para a ocorrência de mais uma tempestade tropical moderada no canal de Moçambique, nos dias 20 e 21 de Janeiro corrente.

A instituição explica, em nota enviada ao “O País”, que o sistema de baixas pressões, que se formou na bacia do oceano Índico, a leste de Madagáscar, “evoluiu para depressão tropical, com tendência de atingir o nível de tempestade tropical moderada”.

Previsões indicam que o fenómeno poderá atingir a costa leste de Madagáscar no dia 19 de Janeiro, com possibilidades de entrar no canal de Moçambique, nos dias 20 ou 21 do mesmo mês.

“O INAM continua a monitorar o fenómeno e, mais uma vez, apela à população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades nacionais competentes”, lê-se na nota.

Esta poderá ser a segunda tempestade tropical a atingir Moçambique em menos de um mês. As províncias de Manica e Sofala foram assolados, na madrugada do dia 30 de Dezembro passado, pela “Chalane”, com ventos entre 90 e 100 quilómetros por hora.

Entretanto, todas as províncias da região sul do país estarão sob chuva intensa a partir do fim da tarde deste sábado até à manhã de domingo, devido à passagem de “um sistema frontal frio”, refere o INAM.

Por causa disso, as chuvas poderão ser moderadas a fortes (30 a 50 milímetros em 24 horas) localmente muito fortes (acima de 75 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas, queda de granizo e ventos com rajadas fortes.

Prevê-se que este sistema venha afectar progressivamente o estado do tempo nos distritos das províncias de Sofala e Manica a partir da tarde de domingo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos