O País – A verdade como notícia

De França a Polana Caniço, Ídio Chichava apresenta SmogForever 

Próximo domingo, o bailarino Ídio Chichava vai apresentar-se no Espaço Recreativo Makhall’s Arte, no Bairro Polana Caniço, na Cidade de Maputo. A partir das 17 horas, 30 pessoas (no máximo) vão poder ver uma performance preparada para um espaço alternativo, tornando-se, assim, a dança acessível a novos públicos.

A performance de Ídio Chichava, que já foi apresentada em digressão em espaços alternativos da França, onde o bailarino vive e trabalha, vai durar 20 minutos. SmogForever é o título do espectáculo de Chichava e aborda a temática do aquecimento global e a responsabilidade colectiva e individual na tomada de consciência para acções mais saudáveis ao meio ambiente. “Nesta performance, normalmente, faço-me acompanhar com Frank Micheletti, que é um criador sonoro e director artístico da companhia francesa Kubilai Khan, com a qual trabalho há 16 anos. Infelizmente, ele não estará presente, mas os seus sons estarão presentes na performance”.

Com apresentação SmogForever no Espaço Recreativo Makhall’s Arte, portanto, a pretensão de Ídio Chichava é entregar a arte à apreciação de todo tipo de pessoas e levar o público habituado a salas convencionais a espaços da periferia. “Isto justifica, também para mim, uma formação prática de novos públicos para dança e teatro”. Além disso, o artista acrescenta que a sua performance acontece, simplesmente, com o objectivo de dizer que a arte contemporânea pode ser apreciada e apresentada nos bairros populares. “A arte não é só feita para a burguesia. Deste modo, criamos variedade de lugares para apresentação performativa”.

SmogForever será a primeira performance apresentada em Moçambique depois de dois filmes de Ídio Chichava e Ívan Barros, Último berro e Começa a ficar tarde, terem sido distinguidos com duas menções honrosas no Le Grand Bivouac – Festival de Documentários e Livros, em França, em Outubro deste ano.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos