O País – A verdade como notícia

Daviz Simango transferido para RAS devido ao agravamento do seu estado de saúde

O edil da Cidade da Beira vinha doente desde a semana passada, sendo que o seu quadro se agravou na última sexta-feira, o que fez com que a família optasse por o transferir para a vizinha África do Sul. Segundo Lutero Simango, mal-estar deve-se “a pandemia que está a assolar o país”.

A informação de que o Presidente do Movimento Democrático de Moçambique e edil do município da Beira está doente começou a circular na manhã deste domingo. Com exclusividade, a Stv acompanhou o momento em que uma delegação do MDM dirigiu-se ao aeroporto internacional de Mavalane para receber Lutero Simango, que vinha da Cidade da Beira, de modo a ter mais detalhes sobre a situação real do líder do partido. “Confirmamos que o edil da Cidade da Beira e Presidente do MDM não está bem de saúde e ontem (sábado) por volta das 21h00 foi evacuado para a África do Sul, mas que o seu estado de saúde é estável”, introduziu Lutero Simango, seu irmão e Chefe da Bancada Parlamentar do MDM na Assembleia da República para depois continuar apelando “que haja muita calma, sendo que nos próximos dias iremos actualizar o seu estado de saúde. O provável é que, nos próximos dias, eu viaje para a África do Sul para o visitar. Tomamos esta medida por precaução”, detalhou.

Noutro desenvolvimento, Lutero Simango explicou que o dirigente já estava incomodado há uma semana. “O seu mal-estar tem a ver com esta pandemia que está a assolar o país e o mundo. Ele sentiu-se adoentado e começou a fazer o tratamento, mas infelizmente, antes de ontem (sexta-feira) o seu quadro não estava muito bom, embora ontem (sábado) no fim da tarde já mostrava alguns sinais de melhoria, e por uma questão de precaução decidiu-se pelo seu evacuamento para a África do Sul”.

O irmão do edil não deixou de agradecer pelo apoio que a sua família tem vindo a receber. “Como família estamos calmos. Só temos que agradecer a todos que, deste a primeira hora, deram o devido apoio. Falo da equipa médica e todo o pessoal de saúde da Cidade da Beira, sempre estiveram presentes e, até ontem (sábado), minutos antes do voo deram o devido apoio”, terminou.

Recorde-se que Daviz Simango cumpre o quarto mandato consecutivo como edil da Beira. O primeiro mandato foi em 2004 quando concorreu como membro do partido Renamo. O segundo concorreu como independente e estes dois últimos concorreu como membro do Movimento Democrático de Moçambique, partido por si fundado e pelo qual é presidente.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos